O que é a função social dos números?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os números, então, se ampliaram para várias necessidades humanas, entre elas, destacam-se as de função social, que são: contagem, medidas, códigos e ordens.

Em nosso dia a dia os números se fazem presentes, nos auxiliando na contagem de quantidades, indicando ordem e código para a organização de informações. Enfim, os números naturais fazem parte do nosso viver, então vamos às atividades. Vamos ler o texto? Número é um símbolo para representar quantidades.

Podemos perceber a presença dos números no relógio, no dinheiro, na quantificação, entre várias outras situações, pois os números cercam as nossas vidas e são essenciais. Utilizamos os números para representar quantidades. Os números são os símbolos que utilizamos para representar quantidades.

A matemática é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças, ajuda a adquirir um raciocínio lógico, organizado e uma mente preparada para o pensamento, a crítica e a abstração.

Os números naturais se encontram nos mais diversos lugares em nosso dia a dia, por exemplo, no relógio de pulso que usamos, nas placas dos carros que dirigimos, no marcador de velocidade desses carros, na senha que pegamos quando estamos na fila do banco (risos), no contador de solicitações de amizade que recebemos no ...

Números (EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.

Um número natural é um número inteiro não-negativo (0, 1, 2, 3, ...). Em alguns contextos, número natural é definido como um número inteiro positivo, i.e., o zero não é considerado como um número natural.

É nela que a criança desenvolve habilidades cognitivas que possibilitará que lá chegue às abstratas. Para que isso seja completo, é preciso trabalhar a numeração na educação infantil e possibilitar que a criança se desenvolva e passe a conhecer, por exemplo, as estruturas bidimensionais.

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação. Relacionar o algarismo com a quantidade; Avaliar o aluno, buscando saber se houve aprendizagem.

É uma matéria importante, pois contribui na resolução de problemas, não só no papel, mas de situações cotidianas da vida. Com a matemática, nós aprendermos a ler o mundo, decifrar, refletir, raciocinar, pensar com lógica e coerência.

Eles estão presentes nas brincadeiras, nas embalagens, no relógio, no controle da televisão, no celular, nas nossas roupas, etc. As crianças têm contato com os números desde muito pequenas. Pensando nesse contexto, nossos alunos do Infantil II investigaram os números que fazem parte de seu cotidiano.

Os números aparecem em vários lugares e situações de sua vida: nas placas de carros, nos relógios, nas receitas culinárias, no calendário, no celular, dentre outros.

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS.

A matemática é essencial para a vida de qualquer pessoa. Precisamos dela para calcular trocos e também para cozinhar. A matemática nos auxilia no raciocínio, inclusive, em outras disciplinas!

A linguagem humana evoluiu ancorada na matemática: a exatidão dos números ajudou o homem a investigar o encadeamento dos fatos e a coerência presente nele. Isso se reflete na maneira como nos comunicamos, explorando o raciocínio lógico para argumentar, fazer inferências e elaborar hipóteses.

A matemática deve fazer parte integrante da vida do cidadão, pois ela direciona o cidadão a defender a integridade, a vivência e a sobrevivência, em seu papel social e cultural como demonstrada pela sua história no decorrer do tempo.

Os algarismos indo-arábicos são a forma de escrever que utilizamos atualmente. Foi criado pelos hindus e espalhado pelo mundo ocidental pelos árabes. Por isso, ele é chamado indo-arábico.

Ao conhecer a história da matemática pode-se compreender como originaram as ideias que deram forma à nossa cultura e observar os aspectos humanos do seu desenvolvimento. Além disso, entender porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e porque, no fundo, esses conceitos eram sempre algo natural no seu momento.

Os bancos usam números positivos para representar depósitos, e números negativos para representar saques.

Habilidade da BNCC
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Veja abaixo algumas dicas!

  1. Comece com o básico. ...
  2. Estude em um lugar tranquilo. ...
  3. Faça muitos exercícios para reforçar suas habilidades matemáticas. ...
  4. Evite a calculadora. ...
  5. Ensine o que você já aprendeu. ...
  6. Brinque com jogos de matemática.