O que é a função Energy Saving?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Utilize a função Energy Saving que minimiza o consumo de energia durante a refrigeração e aumenta a temperatura configurada previamente para o nível ideal, de forma a manter um ambiente mais confortável.

O tipo de ar-condicionado que mais economiza energia é o ar-condicionado inverter, que gera até 60% de economia quando comparado aos aparelhos que não possuem essa tecnologia. Isso é possível graças ao funcionamento do motor do compressor desse modelo.

O modo Energy Saving permite que, se ninguém entrar no ambiente, a temperatura escolhida pelo usuário leva aproximadamente 20 minutos para ser atingida.

Quando você liga o ar-condicionado em 23°C, ele vai estabilizar muito rápido, vai ficar mantendo aquela temperatura e não vai desgastar o equipamento”.

Pode desligar a geladeira à noite para economizar energia? Essa é uma dúvida de muitas pessoas e a resposta é simples: desligar a geladeira à noite não ajuda a economizar energia. Na verdade, o resultado será o contrário porque religar uma geladeira que ficou desligada gastará mais eletricidade.

A geladeira vazia não gasta mais energia do que quando ela está cheia. Se você vai viajar por um curto período, como em um feriado, não é necessário desligá-la. Caso vá ficar muito tempo fora de casa, tire os alimentos, limpe a geladeira e deixe-a aberta para evitar maus odores e mofo.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental manter a geladeira em temperaturas entre 1,7 a 3,3 °C.

Qual função do ar condicionado gasta menos energia? Dentre as funções do ar-condicionado que citamos, a que mais economiza energia elétrica é a tecnologia Inverter ou Dual Inverter. A função deixa o aparelho até 70% mais econômico, além de refrigerar até 40% mais rápido que um aparelho convencional.

8 horas por dia / 20 dias no mês / 17,6 kWh com um produto de 9.000 BTUs e com a tarifa mais cara (0,706 R$/kWh): R$ 67,27.

Bom, segundo especialistas, a temperatura ideal do seu ar-condicionado fica entre 18ºC e 22ºC. É nessa temperatura que garantimos mais conforto térmico — sem que esteja muito quente, nem muito frio. Ou seja: é a melhor temperatura para que você tenha uma noite de sono com qualidade e sem desconfortos.

O recomendado é que o ar-condicionado fique com uma temperatura na casa dos 23Cº e nunca passe de 26Cº. Isso garante que o ambiente não se torne nem muito quente, nem frio demais, duas situações que, segundo estudos, podem comprometer o desempenho dos colaboradores.

A função JET COOL permite refrigerar rapidamente o ambiente no verão, ou aquece-lo rapidamente no inverno. Neste modo o aparelho libera ar com muita força, por 30 minutos, a uma temperatura de 18°C (64°F) no resfriamento e no aquecimento a uma temperatura de 30°C (86°F).

Esta função minimiza o consumo energético durante a refrigeração e aumenta a temperatura configurada para o nível ideal, de forma a tornar o ambiente mais confortável.

Qual é o modo mais gelado do ar-condicionado? A função cool é indicada para deixar o ar condicionado mais gelado.

Da mesma forma, se seu aparelho realiza somente o ciclo frio, deve-se evitar ficar o tempo todo na temperatura mais baixa. Assim, se você deixar o ar-condicionado mais próximo da temperatura ambiente, entre 22ºC e 24ºC, você diminui o esforço do aparelho e consegue economizar energia.

Temperatura do ar-condicionado na sala de estar
Neste caso, a temperatura indicada para refrescar o ambiente sem prejudicar a sua saúde é entre 23°C e 26°C. Mas se estiver muito calor, você pode ajustá-lo entre 20°C e 23°C.

Ficar ligando e desligando o ar-condicionado diminui o consumo: Errado! Na verdade, esse ligar e desligar constantes aumentam o consumo, porque acaba por acontecer picos de consumo que o aparelho precisa fazer por conta deste ato. O ambiente não importa: Importa sim!

Porém, de uma forma geral, o ar-condicionado gasta mais energia – e quanto maior a capacidade de refrigeração do aparelho, maior será a conta a luz. Isso acontece porque ele refrigera o ar e possui uma série de funções que vão além do que o ventilador oferece.

Conforme o manual, o consumo é 20,0 kWh/mês.

Chuveiro elétrico

1. Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. Esse eletrodoméstico é um dos que mais gasta energia, já que é utilizado diariamente por períodos longos.