O que é a função da pontuação?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os sinais de pontuação são recursos da linguagem escrita utilizados com o objetivo de demarcar unidades e sinalizar os limites das estruturas sintáticas nos textos.

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

É utilizado em frases declarativas e imperativas, afirmativas ou negativas. O ponto-final serve para encerrar períodos. O ponto-final é um sinal de pontuação que marca uma pausa longa. Seu uso é indispensável para a boa fluidez e para a compreensão de qualquer texto verbal.

Elas indicam interrupção de pensamento, incerteza ou algum tipo de sugestão. As reticências possuem caráter sugestivo. Reticências são um sinal de pontuação que indica a interrupção de um pensamento e tem grande poder de sugestão. Elas também são usadas, por exemplo, na interrupção da fala de um personagem.

Reticências nas indecisões
As reticências são muito boas para mostrar a hesitação dos falantes de um discurso, a dúvida em tomar uma decisão, ou mesmo a timidez. Exemplo: Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Colocar ponto apenas no final do parágrafo
Quando você só coloca o ponto ( . ) no final de um parágrafo, as frases ficam grandes demais, e isso atrapalha a coesão e a coerência do texto. O ideal que cada parágrafo seja dividido em, pelo menos, dois períodos.

Reticências são sinais gráficos que fazem referência ao sentido de continuísmo, podendo ser utilizadas no início, meio ou fim de uma frase.

Significado de Pontos
Pontos é o plural de ponto. O mesmo que: temas, assuntos, matérias, objetos, opiniões, questões, tópicos.

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor!

Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos.

Ponto e vírgula (;) Ponto e vírgula é um sinal gráfico marcado por uma pausa mais acentuada do que a da vírgula. Ele é utilizado em comparações ou contrastes e para separar orações coordenadas. O ponto e vírgula é uma pontuação intermediária entre a vírgula e o ponto-final.

Explicativo. Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Entre aspas
Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas.

Segundo o lingüista Osvaldo Humberto Leonardi Ceschin, da USP, "os sinais de pontuação nasceram para facilitar a leitura e a compreensão dos textos." O período em que as primeiras vírgulas, pontos de interrogação e dois pontos surgiram coincide com o momento em que o hábito de ler praticamente restrito aos monges na ...