O que é a Funai e qual a sua função?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Desde 1967, a Fundação Nacional do Índio (Funai) é o órgão indigenista oficial responsável pela promoção e proteção aos direitos dos povos indígenas de todo o território nacional.

A Funai é uma organização estatal ligada ao governo brasileiro que tem como objetivo a promoção e a proteção dos povos indígenas do país. Essa instituição foi criada por meio da lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, que prevê a proteção e a promoção dos direitos indígenas brasileiros.

A advogada Joenia Wapichana foi nomeada para presidir a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a qual cabe a proteção e promoção dos direitos das diferentes etnias do país.

Como já vimos, a principal tarefa de uma organização indígena é a defesa dos direitos indígenas, no sentido mais amplo. As lideranças indígenas costumam dizer que uma organização indígena é uma espécie de guardiã ou de vigia dos direitos coletivos dos povos e comunidades indígenas.

1. Os povos indígenas têm o direito de manter e desenvolver seus sistemas ou instituições políticas, econômicas e sociais, de que lhes seja assegurado o desfrute de seus próprios meios de subsistência e desenvolvimento e de dedicar-se livremente a todas as suas atividades econômicas, tradicionais e de outro tipo.

A média salarial de Indigenista Especializado é de R$ 6.500 por mês em Brasil, que é 21% menor do que a média salarial mensal da empresa Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para essa vaga, que é de R$ 8.285.

A demarcação de terras, que assegura aos indígenas os direitos sobre elas, é de responsabilidade da Funai. A questão da demarcação de terras indígenas é de responsabilidade da Funai e é regulamentada pelo decreto nº 1.775/96.

Qual a função das reservas indígenas? A demarcação das terras indígenas visa estabelecer limites físicos para protegê-las de possíveis invasões e ocupações de não-índios. Além disso, preservar esses limites é uma forma de resguardar a identidade, o modo de vida, as tradições e a cultura desse povo.

Funai é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, e tem como principal função a proteção e a promoção dos direitos dos povos indígenas do país. Atua também na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável dos povos indígenas por meio da elaboração, aplicação e fiscalização de políticas públicas.

Fundação Nacional do Índio (Funai) Desde 1967, a Fundação Nacional do Índio (Funai) é o órgão indigenista oficial responsável pela promoção e proteção aos direitos dos povos indígenas de todo o território nacional.

As três áreas de ações prioritárias da Funai no âmbito da Coordenação de Processos Educativos – COPE que integra a Coordenação Geral de Promoção da Cidadania – CGPC são: (1) Apoio à discussão e elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos; (2) Monitoramento das políticas de Educação Escolar Indígena; (3) Apoio a ...

Ditadura Militar. Após a divulgação do Relatório Figueiredo, o governo brasileiro anunciou a extinção do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e a sua substituição pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

L5371. LEI Nº 5.371, DE 5 DE DEZEMBRO DE 1967. Autoriza a instituição da "Fundação Nacional do Índio" e dá outras providências.

Como uma organização estatal, o trabalho na Funai exige a realização de concurso público. Ou seja, para trabalhar na Fundação Nacional dos Povos Indígenas, será preciso ser aprovado na seleção da organização, que é composta por provas. A boa notícia é que tem concurso previsto ainda para 2023.

Os povos indígenas brasileiros viviam da caça, da pesca, da agricultura de subsistência e da coleta de frutas.

Os benefícios são:

  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-doença;
  • Pensão por morte;
  • Bolsa família;
  • Auxílio-reclusão;

Os Estados têm o dever de garantir, o pleno exercício desses direitos".

Para além dos desafios territoriais, os povos indígenas enfrentam, ainda nos dias de hoje, problemas com racismo, preconceito, violação aos direitos das mulheres indígenas, falta de acesso à saúde e serviços públicos, além da alimentação escassa e pobre em nutrientes.

Atualmente, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, os direitos indígenas são garantidos, prevendo o respeito aos povos indígenas e à sua organização social, cultural, língua, crenças e tradições.

Explorando a riqueza existente nos 3,3 milhões de hectares de sua reserva no sul do Pará - especialmente o mogno e o ouro, os caiapós viraram os índios mais ricos do Brasil.