O que é a fruta escarola?

Perguntado por: uoliveira2 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A escarola é uma verdura rica em nutrientes que pode ser utilizada em diversos pratos nutritivos. A escarola é uma verdura com folhas verdes e sabor amargo. Ela pertence à família das asteráceas, considerada uma das maiores do grupo das angiospermas, com mais de 20 mil espécies.

No seu uso medicinal, além das propriedades digestivas, a chicória também tem propriedades diuréticas e evita o acúmulo de líquidos no corpo, ajudando, por exemplo, a prevenir infecções no trato urinário e pedras nos rins. Ela ainda tem ação depurativa, ajudando a manter o organismo saudável e livre de toxinas.

A escarola, quando consumida de forma regular e acompanhada de uma alimentação equilibrada, pode ser uma excelente aliada da saúde do coração. Isso acontece porque ela é rica em nutrientes que ajudam a reduzir as taxas de colesterol ruim, o LDL, como as fibras e os antioxidantes.

Para tirar o amargo da escarola, a principal dica é cortar bem as folhas, lavá-las (ao menos duas vezes) e, se quiser suavizar ainda mais o sabor, deixá-las de molho por 20 minutos. Depois, basta escorrer a água e prontinho!

Originária da Índia, a chicória ou escarola, como também é conhecida, é uma hortaliça da família Asteracea, a mesma da alface, almeirão e alcachofra.

A escarola é uma verdura que pertence à família das Asteráceas (Compostas), uma das famílias herbáceo-arbustivas mais representativas com mais de um milhar de gêneros e mais de 20,000 espécies.

1. Destacar as folhas - alface, couve, espinafre, escarola - e lavar bem com água corrente para retirar as sujeiras mais visíveis, como terra e insetos. 2. Colocar as folhas de molho num recipiente com água e sanitizante, deixando imersas por volta de 10 a 15 minutos.

Agrião e escarola tem purinas? Não há produção significativa de purinas com estes vegetais. Os piores vegetais para o paciente com gota são alho-poró, espinafre, aspargos, brócolis e couve-flor.

A escarola, uma verdura da família da chicória, tem as folhas verde-escuras, uma textura firme e um sabor um pouco amargo. Essa verdura geralmente é encontrada em feiras e supermercados, podendo ser usada na forma crua, em saladas e sucos, ou na forma cozida, em refogados, pizza, sopas, tortas e omeletes.

A chicória possui diversos benefícios para o sistema cardiovascular. Além de baixar os níveis de colesterol ruim, diminuindo os riscos de infarto, hipertensão e AVC, ela também previne a aterosclerose, graças à grande quantidade de antioxidantes que possui.

O consumo regular da chicória faz bem para o sistema cardiovascular, pois ajuda a baixar o colesterol ruim. Assim, diminui o risco de infartos, hipertensão e de AVC. E também previne a aterosclerose, pois possui um alto nível de antioxidantes. Também é um bom alimento para fazer uma limpeza no fígado.

A rúcula é rica em cálcio, fósforo e magnésio, que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea, mantendo os ossos saudáveis, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo, e reduzir o risco de fraturas.

Os diabéticos podem caprichar na salada com verduras tipo acelga, escarola, agrião, brócolis, vagem, chuchu e cenoura, uma vez que aumenta a sensação de saciedade.

Brócolis

Brócolis – Em geral, os vegetais verdes como couve, espinafre, couve-de-bruxelas e agrião, são ótimas fontes de cálcio e ferro. O brócolis, por exemplo, é rico em cálcio e vitamina K, que fortalecem os ossos e ajudam a prevenir a osteoporose.

A escarola é mais utilizada em saladas e como recheio de massas. Quem opta pela escarola em saladas geralmente faz o consumo dela crua, misturada com outras verduras e legumes e com o acréscimo de temperos opcionais. Existe também a opção de refogá-la ou consumi-la cozida a vapor.