O que é a força explosiva?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

A força explosiva pode ser explicada como a capacidade do atleta em aplicar a maior força, o mais rápido possível, durante uma ação muscular.

A força dinâmica é quando existe um encurtamento das fibras musculares, provocando uma aproximação ou afastamento dos seguimentos ou partes musculares próximas, portanto há movimento. Força estática é aquela em que não existe encurtamento das fibras musculares, portanto não há movimento.

Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética.

Alguns exemplos de exercícios que podem ser feitos dessa maneira são:

  1. Pullup explosiva.
  2. Pushup explosiva.
  3. Box jumps (saltos na caixa)
  4. Prancha pliométrica.
  5. Agachamento unilateral com salto.
  6. Rolling squat burpee.

Desenvolver essa potência nos membros inferiores é bastante simples em atletas iniciantes: de forma geral é só começar agachando. Depois praticar o gesto esportivo, certificando-se de adicionar mais a frente exercícios balísticos seguido de um período de saltos (pliometria).

Enquanto na força máxima o objetivo é vencer a resistência máxima imposta, na força rápida o objetivo é obter a velocidade máxima de execução do movimento (HERNANDES JR., 2002).

Obs.: Se as resistências a serem vencidas forem pequenas, é a força de largada que predomina, se a carga aumentar ou o tempo de duração for prolongado, é a força explosiva, se só o tempo for prolongado, força de resistência.

A força explosiva é aquela que combina duas variáveis: força e velocidade, ou seja, é aquela que aplica muita força em muito pouco tempo.

Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc. As forças são grandezas vetoriais que, portanto, precisam ser definidas de acordo com seu módulo, direção e sentido.

Forças Fundamentais da Dinâmica

  • Força Peso contendo par ação e reação.
  • Força Normal contendo par ação e reação.
  • Força de Atrito contendo par ação e reação.
  • Força de Tração.
  • Mola indeformada.
  • Força Elástica (mola deformada) contendo par ação e reação.

As forças são grandezas vetoriais e possuem módulo, direção e sentido. Existem diversos tipos de forças, como a força atrito, força peso e força resultante. A força é a parte da dinâmica responsável pelo estudo do movimento. Isso mesmo, a força está diretamente ligada ao movimento dos corpos.

Todas as forças na física são definidas como grandezas vetoriais. Isso significa que elas possuem três características básicas: módulo, direção e sentido.

Avaliação de força com dinamômetros
Outra maneira bastante difundida para avaliação da força muscular é com a utilização de dinamômetros, aparelho que é utilizado para medir a intensidade da força. Os dinamômetros podem ser isocinéticos e isométricos.

A força de atrito surge quando as superfícies de dois corpos estão em contato. A sua determinação depende da força Normal e do coeficiente de atrito. O atrito é um tipo de força que está presente quando duas superfícies entram em contato.

Ela trabalha os músculos do tórax, sim, mas também o tríceps e os deltoides. Além disso, fortalece o core por inteiro! Já se convenceu? Porque tem mais: até certo ponto, trabalha também os glúteos, quadríceps e pequenos músculos estabilizadores na parte superior das costas.