O que é a fonte de Harode?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Gideão se acampa na fonte de Harote, que significa “fonte do medo, do terror” (Jeová parece sempre brincar com as palavras). Então Deus ordena a Gideão leve os 10.000 para beberem água.

A Fonte de Gideão foi uma peça fundamental usada por Deus para a separação dos 300 homens do exército de Gideão que lutariam contra o exército dos midianitas, por isso não poderíamos deixar de falar aqui desse local, que além de possuir uma beleza exuberante, foi ferramenta essencial para a vitória do povo de Deus.

Outeiro de Moré é provavelmente o mesmo que o “pequeno Hermom”, o atual Jebel ed-Duhy, ou talvez uma das pontas inferiores desta montanha.

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.

Os assim chamados “300 de Gideão” eram um grupo de 32 mil soldados reduzidos a apenas três centenas, terminada a seleção feita por Deus, com a assistência de Gideão, para libertar os judeus presos durante sete anos pelos midianitas.

No início de sua história, Gideão aparece malhando o trigo numa tanque de prensar uvas, o que demonstrava duas coisas.

Um juiz a quem Deus confiou liderar um exército de 300 homens que pelejou, vitoriosamente, contra os midianitas. A princípio, eram 32 mil, desses, 22 mil desistiram após o Senhor apregoar que: “Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade”. Apenas dez mil ficaram.

O chamado de Gideão é decorrente de um clamor levantado pelo povo a Javé por conta da situação de carga dos midianitas. Opressão que é explicada pelo próprio texto como consequência dos atos maus dos filhos de Israel (Jz 6,1).

Tocar a trombeta significa testemunhar de Jesus e não ter vergonha de anunciar o evangelho como Jesus disse para não nos envergonharmos (Marcos 8.38).

A vitória do servo de Deus
Entre os destaques da vida de Gideão está sua vitoriosa batalha contra os inimigos de Israel, quando os midianitas juntos aos seus aliados empreenderam uma invasão contra a nação e este triunfo foi precedido pela unção do Espírito Santo para que ele libertasse seu povo (Juízes 6:34).

Incenso. Uso prático: Além de seu considerável valor monetário, o incenso era usado para exalar odores agradáveis e perfumados. Significado simbólico: O incenso provém de uma resina vegetal doce e era usado em ordenanças do sacerdócio, em ofertas de alimentos (ver Levítico 2:1) e em óleo para ungir sacerdotes.

Segundo os estudiosos, o Monte Horebe é também chamado de “Monte Sinai”, nome que os israelitas deram ao “Monte de Deus”, onde Javé apareceu a Moisés e concluiu a sua aliança com Israel, entregando-lhes as “Tábuas da Lei” ou “Dez mandamentos”.

Grande tonel ou tanque em que várias pessoas podiam trabalhar juntas pisando as uvas. Com isso espremiam o suco, que então era coletado em vasilhames.

Seus deuses e deusas eram divindades comuns. El, Elohim, Aserá, Baal e Camos eram divindades cultuadas em seus res- pectivos santuários e em diferentes modos.

Os midianitas são citados narrativa bíblica muitas vezes em oposição aos filhos de Israel. Em várias ocasiões os midianitas aparecem em intima associação com outros povos descendentes de Abraão. Por isso em algumas passagens bíblicas os termos “midianitas”, “medanitas” e “ismaelitas” são utilizados como sinônimos (cf.