O que é a ferramenta Jenkins?

Perguntado por: rreal . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

é uma aplicação web de Integração Contínua que pode ser instalada em qualquer máquina e serve, principalmente, para executar os testes e criar os artefatos de um projeto de software.

O objetivo de uma pipeline é automatizar o processo de entrega de software em produção de forma rápida, ao mesmo tempo garantindo sua estabilidade, qualidade e resiliência”, define Requena, que enxerga a pipeline como um ponto convergente de tudo o que acontece em um processo DevOps.

Kohsuke era um desenvolvedor da Sun e se cansou de causar a ira da sua equipe toda vez que o seu código quebrava a compilação. Ele criou o Jenkins como uma forma de realizar integração contínua – ou seja, testar o seu código antes de fazer um commit real no repositório, para ter certeza de que tudo estava bem.

Para iniciar o Jenkins, insira o IP do seu VPS e o número do portão. No seu navegador, a informação ficará parecida com isso – 120.0.0.1:8080. Copie a senha no campo Administrator password e pressione enter.

O conceito DevOps permite otimizar uma série de tarefas, porque evita retrabalhos e foca no compartilhamento das ferramentas. Assim, o especialista que identificar qualquer problema ou falha pode corrigi-la na mesma hora, tornando as dinâmicas mais ágeis.

Para criarmos um pipeline no Jenkins precisamos adicionar um novo job e defini-lo como Pipeline. Ao adicionar o novo Job precisamos definir de onde o Jenkins irá buscar nosso arquivo Jenkinsfile. Como uma boa prática, deixamos o Jenkinsfile na raiz do repositório SCM da nossa aplicação.

Clique em Menager Jenkins -> Configure System.

  1. Na sessão GitHub escolha a opção Manage hooks.
  2. Certifique-se de que você forneceu pelo menos um usuário e senha para se conectar ao GitHub.

No Jenkins um Job é qualquer projeto ou tarefa que você queira executar e build é cada uma das execuções do Job.

O trabalho a ser realizado no pipeline é educar os leads ao longo da jornada de compra para que eles estejam prontos para gerar um forecast mais preciso. O forecast, por sua vez, é a previsão de vendas da empresa, baseada na qualidade das oportunidades que estão transitando pelo pipeline.

Um pipeline é uma série de comandos conectados por operadores de pipeline ( | ) (ASCII 124). Cada operador de pipeline envia os resultados do comando anterior para o próximo comando. A saída do primeiro comando pode ser enviada para processamento como entrada para o segundo comando.

O que é o pipeline de DevOps? Um pipeline de DevOps é um conjunto de processos e ferramentas automatizados que permite que desenvolvedores e profissionais de operações trabalhem de maneira coesa na criação e implementação de código em um ambiente de produção.

O conceito de Cultura da Convergência, criado por Henry Jenkins, refere-se a três fenômenos distintos interligados entre si: o uso complementar de diferentes mídias, a produção cultural participativa, e a inteligência coletiva.

A integração contínua é uma prática de desenvolvimento de software de DevOps em que os desenvolvedores, com frequência, juntam suas alterações de código em um repositório central. Depois disso, criações e testes são executados.

Vá em manager jenkins >> manager plugins e instale o seguinte plugin Copy Artifact Plugin e o Deploy Plugin. O primeiro tem como objetivo copiar o artefato, ou seja, o . war. Então vamos configurar que após o build success do projeto X vamos copiar o artefato e deployed no servidor TomCat.

Etapa 1: instalar o plug-in do Chat no servidor Jenkins

  1. No seu dispositivo, faça o download do Chat Notifier Plugin file.
  2. Em "Jenkins", selecione Manage Jenkins. Manage Plugins.
  3. Na guia “Advanced”, em “Upload Plugin,”, selecione o arquivo de plug-in.
  4. Clique em Upload.

DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software que utiliza a comunicação para integrar desenvolvedores (dev) de software e profissionais de infraestrutura (ops) de TI.

DevOps é a junção dos termos “development” (Dev) e “operations” (Ops) para descrever a combinação de filosofias culturais, metodologias, ferramentas e práticas para integração das áreas de desenvolvimento (desenvolvedores de softwares), operações (sysadmin ou infraestrutura) e controle de qualidade (QA – Quality ...