O que é a felicidade familiar?

Perguntado por: oalencastro2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

O que é felicidade em família? A primeira coisa que precisamos falar sobre a felicidade em família é que esse conceito é muito subjetivo. Ou seja, depende dos valores que cada núcleo familiar constrói. Isso porque as pessoas são múltiplas, logo, seus desejos e felicidade variam muito.

O ciclo de vida familiar é definido como fases sucessivas de um processo de expansão e realinhamento do sistema, para suportar a entrada, a saída e o desenvolvimento dos membros da família. O primeiro grupo social ao qual o indivíduo se insere é a família onde ele nasce.

Ter objetivos na vida e conquistá-los, com certeza, é uma das principais causas de felicidade, até porque essas metas acabam se tornando a nossa motivação para acordar todos os dias e enfrentar os desafios da vida. Essas conquistas podem estar relacionadas a diferentes aspectos.

Vamos ver alguns alguns dos principais valores que devem ser passados pela família e como isso pode ser feito da forma mais natural possível.

  1. Honestidade. ...
  2. Responsabilidade. ...
  3. Humildade. ...
  4. Cortesia. ...
  5. Solidariedade. ...
  6. Tolerância às diferenças. ...
  7. Limites. ...
  8. Perseverança.

O valor dos familiares está ligado ao amor e cuidado entre as pessoas que ocupam aquele ambiente. Não importa se é de sangue, mas o que vale é o gesto. Afinal, ser família é estar de maneira presente no dia a dia e se preocupar com o bem-estar daqueles que amam.

A família é o melhor lugar para aprendermos a amar um ao outro da forma que o Pai Celestial ama cada um de nós. A Igreja de Deus existe para ajudar as famílias a obter bênçãos eternas. Cremos que a maior bênção que Ele nos dá é a capacidade de voltar a viver com Ele no céu junto com nossa família.

A família está no centro do plano de Deus para a felicidade e o progresso de Seus filhos. A Bíblia Sagrada ensina que Deus estabeleceu famílias desde o princípio e nos mostra muitos exemplos de famílias fortes. Também nos ensina como ter uma família amorosa e feliz.

As famílias são responsáveis por garantir a saúde, segurança, educação e bem-estar geral das crianças e por ensinar-lhes valores e comportamentos sociais apropriados.

As famílias são fontes de carinho e cuidado. São elas que se apoiam e colaboram para o bem-estar uns dos outros, além de serem peças-chave no processo de desenvolvimento e aprendizagem. É na família que se cria o sentimento de pertencimento e se estabelece o início da socialização.

Prezem pela segurança no ambiente familiar
A casa é o ambiente mais importante da sua família. Portanto, tenha o cuidado de manter o local seguro. O aumento da criminalidade das grandes cidades tem feito com que muitos moradores invistam em segurança, a fim de garantir maior proteção.

Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.

Jesus Cristo é “o caminho, e a verdade, e a vida”. Ninguém se achega à verdadeira felicidade, exceto por Ele.

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido. Estes dois aspectos são cruciais e interferem na produtividade e no andamento do trabalho.

Os VALORES FAMILIARES são as normas que uma família segue para ter uma convivência harmoniosa. Lista com os 30 mais importantes, como o respeito, a empatia, a bondade, a lealdade, a compaixão...

A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros. Entretanto, não se trata de um conceito rígido ou imutável.

Valores da família ou valores familiares são valores tradicionais que pertencem à estrutura, função, papéis, crenças, atitudes e ideais da família.