O que é a fé na prática?

Perguntado por: lrocha3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

O Curso Fé na Prática é um guia confiável para você se aprofundar nos aspectos essenciais da fé cristã — tendo a aprovação eclesial do Bispo do Rio de Janeiro. É o primeiro e único curso online voltado para a formação de pais na educação dos filhos na fé.

Ter atitudes de fé está atrelado aos comportamentos de confiança extrema, ou seja, quem tem demonstra esperança em dias melhores ou na realização de um grande sonho.

“Ora, a é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.”

Ser um exemplo na fé significa que confiamos no Senhor e em Sua palavra. Significa que possuímos e nutrimos as crenças que vão guiar nossos pensamentos e nossas ações. Nossa fé no Senhor Jesus Cristo e em nosso Pai Celestial vai influenciar tudo o que fizermos.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fé tem impactos positivos diretos na saúde física, emocional e psicológica das pessoas. Ou seja, ter uma crença forte em algo maior, pode diminuir os riscos de doenças diversas, como insuficiência renal, acidente vascular cerebral, cardiovasculares e respiratórias.

Se, por um lado, Deus infunde as três virtudes teologais no Batismo ou quando se recupera o estado de graça (por meio da confissão dos pecados mortais), o desenvolvimento dessas virtudes pelo homem seguem a ordem crescente de: primeiro, a fé; depois, a esperança; e, só então, a caridade.

A fé é a convicção da existência de coisas que não se vê. É acreditar em seres sobrenaturais que não podem ser vistos e nem apalpados. Alguns acreditam em Deus, bruxas, duendes, espíritos, diabo e outros seres.

Ter fé em Jesus Cristo significa confiar Nele completamente — acreditar em Seu poder, Sua inteligência e Seu amor infinitos. Isso inclui acreditar em Seus ensinamentos. Significa acreditar que, mesmo que não entendamos todas as coisas, Ele entende.

Sara cheia de fé
Sara é um exemplo de cumplicidade e fé inabalável. Já idosa, abandonou tudo para viver em tendas pelo resto da vida para cumprir suas obrigações familiares, com seu povo e, principalmente com Deus. Ela ficou sempre do lado de Abraão, que era seu marido, e o apoiou como grande parceira.

A definição de que 'crer é um ato de boa vontade; ter fé é uma atitude de consciência e de vivência', não reflete a premissa bíblica de 'crer' e nem de 'ter fé'. Crer é um ato de submissão, pois quando crê o homem obedece ao mandamento de Deus, ou seja, se faz servo.

Quando caminhamos pela fé no Reino de Deus, apresentamos em nossa vida mudanças de atitudes, pois sabemos quem Deus é e quem somos nEle. Pela força da fé somos transformados num modelo a ponto de outras pessoas nos querer copiar ou querer também alcançar o que temos alcançado através da nossa fé.

A nossa fé tende a enfraquecer quando somos autossuficientes. Quando começamos a achar que as coisas vão funcionar pela nossa própria força, deixando de depender de Deus. Também, quando nos cansamos de esperar pela providência de Deus e fazemos da nossa maneira.

Uma palavra de Deus para hoje: não temas!
Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa." Com o Senhor somos mais que vencedores. Não há o que ter medo, Deus já preparou o melhor para nós.

A fé genuína vem por ouvir a mensagem cujo conteúdo é a própria Palavra revelada de Deus, ou seja, a fé vem por ouvir a mensagem, a pregação de Cristo; e essa mensagem fala sobre Aquele que “foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades” (Isaías 53:5).

A fé é um dom, que ajuda as pessoas a passarem pelos momentos difíceis e pelas circunstâncias penosas, que sempre ocorrem na vida, quando menos se espera. Para superar essas dificuldades, para ter algum alento ou esperança, é preciso ter fé. Quanto maior a perda, mais necessária é a fé.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.