O que é a fase pré esquemática?

Perguntado por: npaz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Começa a utilizar o desenho como expressão do próprio pensamento. Não desenha o que vê, mas o que tem maior valor emocional ou carga afectiva para ela. O desenho da figura humana é bastante completo e variado em suas formas. Não utiliza cores da realidade, mas as que mais gosta.

Os 5 estágios de Piaget

  • 1 – Garatuja. Faz parte da fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da fase pré-operacional (2 a 7 anos). ...
  • 2 – Pré-Esquematismo. Dentro da fase pré-operatória, aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. ...
  • 3 – Esquematismo. ...
  • 4 – Realismo. ...
  • 5 – Pseudo Naturalismo.

Resumo: O grafismo infantil é a primeira forma de escrita representada pela criança antes mesmo de ser alfabetizada, é mediante os desenhos que são representados os sentimentos, desejos, a imaginação e fatos vivenciados em sua vida.

Fase da Primeira Infância Do nascimento até os 4 anos de idade. Fase Pré-escolar (período edipiano) Abrange dos 4 aos 6 anos de idade. Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) Dos 10 até os 18 anos.

O esquematismo, ou representação esquemática, é uma forma de representar objetos reais com um estilo caracterizado pelo uso de traços simbólicos e simplificados que não pretendem ser figurativos.

O desenho favorece que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a exploração espacial.

Comece pelo básico
Por isso, comece pelos princípios básicos do desenho, treinando formas geométricas e técnicas de luz e sombra, hachuras, reparando em aspectos como perspectiva, proporção, cores etc. Dominar o básico é fundamental para quem quer aprender sozinho e aperfeiçoar suas habilidades de desenho.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.

A primeira delas é a Garatuja, que se subdivide em: Garatuja Desordenada e Garatuja Ordenada. Período relacionado com a fase Sensório-Motora (0 a 2 anos) e também parte da Pré-Operatória (2 a 7 anos).

Para Vygotsky, o desenvolvimento do desenho requer duas condições. A primeira é o domínio do ato motor, por isso, para o autor, inicialmente, o desenho é o registro do gesto e logo passa a ser o da imagem. Assim, a criança percebe que pode representar graficamente um objeto.

Rabiscos e garatujas: qual é a diferença? Garatujas não deixam de ser rabiscos. A diferença está na forma de olhar. Adultos, nós podemos olhar para as folhas de papel cheias de traços e cores aparentemente desordenados e enxergar apenas rabiscos.

As garatujas apresentam traços fortes, sendo vacilantes, e poucos fluídas. De forma geral, as garatujas podem ser escritas ou desenhadas: Garatujas escritas: é quase uma tentativa de escrever. Garatujas desenhadas: é quase uma tentativa de desenhar.

As garatujas podem ser divididas em três categorias: desordenadas, ordenadas e com atribuições de nomes.

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.

O ponto, a linha e o plano, articulando a expressividade na interação entre eles.