O que é a fase de anestro?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O anestro é o período de completa inatividade sexual, durante o qual não há sinais de manifestação de cio. Portanto, o anestro não é uma doença, mas um estado fisiológico do animal. Ele é observado durante o período que antecede a puberdade das fêmeas, na gestação e durante o pós-parto.

O anestropós-parto é um período de transição durante o qual a função do eixo reprodutivo se recompõe após uma gestação. É caracterizado como um momento onde as fêmeas bovinas não ovulam, principalmente devido a uma inadequada liberação de gonadotrofinas (YAVAS & WALTON, 2000).

O ciclo estral é formado por três fases: a fase folicular, também chamada de proestro; a fase periovulatória, também chamada de estro ou metaestro e a fase luteal, também chamada de diestro. Proestro: No proestro, ou fase folicular ocorre a regressão do corpo lúteo. Essa fase termina com o início do cio.

12 meses de idade

Estro (“cio”) é o período fértil das fêmeas. Quando ele ocorre, costuma-se dizer que elas estão “no cio” ou “em estação”. As fêmeas geralmente apresentam o primeiro ciclo estral entre 6 a 12 meses de idade.

Estro: O estro é o cio propriamente dito, quando a cadela está receptiva ao macho e não há mais sangramento. Nessa fase acontece a ovulação que dura em torno de quatro a 12 dias. Se houver a cópula, a cadela poderá ficar prenhe.

Esse período, denominado ciclo estral, pode variar fisiologicamente de 17 a 24 dias, sendo menor nas novilhas que nas vacas de mais idade, e compreende quatro fases: proestro, estro, metaestro e diestro.

Este problema está relacionado à condição corporal inadequada, ao desequilíbrio mineral e outros fatores. Animais que não emprenham após duas ou mais inseminações podem ser nomeados como repetidores de cio. Isso pode ser ocasionado por endometrites, infecções uterinas, retenção de placenta.

O estro na égua é marcado por um período de receptividade sexual bem característico, mas em algumas éguasé perceptível por meio do acompanhamento folicular por exame ultrassonográfico, uma vez que as manifestações psíquicas não são demonstradas (cio silencioso).

Para tratar e evitar o anestro bovino
Uma das alternativas é adiantar o desmame precoce do bezerro. Assim, é possível regularizar com maior efetividade a nutrição dessa vaca. E por falar no assunto, a melhor forma de desmama de bezerros é de forma racional.

Diagnosticar a presença de tumores femininos, como tumor no ovário ou câncer de colo de útero, por exemplo; Avaliar o funcionamento dos ovários; Acompanhamento da reposição hormonal realizada durante a menopausa.

A sincronização do estro representa a manipulação do ciclo estral num grupo de fêmeas para induzir grande percentagem delas a ovular e mostrar estro, dentro de um período de tempo predeterminado. As vacas podem então ser inseminadas com base na apresentação do estro ou, alternativamente, em horário pré-fixado.

O proestro dura em média 9 dias, podendo variar de tanto para mais, quanto para menos dias. É caracterizado pelo interesse sexual do macho pela fêmea, no entanto com recusa da monta pela fêmea.

Normalmente, o fim do cio acontece com cerca de três a quatro semanas após o início do sangramento. O mais importante aqui é prestar atenção no fim do estro, quando o comportamento da cadela deixará de ficar mais agitado, a vulva volta ao tamanho natural e não haverá mais sangramento.

Durante a fase conhecida como estro, de duração de aproximadamente nove dias, ocorre a ovulação, e é o período “fértil” da cadela, em que ela aceita o macho. Essa fase dura em torno 70 dias e acontece independentemente de haver gestação ou não.

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.

1. Inspiração ou entusiasmo poético ou artístico. 2. Riqueza de imaginação.

O cio nada mais é que o momento em que a cadela está apta para acasalar com um macho e ter filhotes. Muitas pessoas costumam comparar o cio canino ao ciclo menstrual das mulheres. A verdade é que ambos os processos têm semelhanças entre si. Em geral, o período de cio da cadela dura de 15 a 20 dias.

Cadelas: a aplicação deverá ser feita durante a fase de anestro, isto é, do 3° ao 5° mês após o cio ou do 1° ao 3° mês após o parto. Intervalo de 6 meses entre as aplicações.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

Para evitar ou anular o estro (cio) de cadelas: 1 comprimido para cada 10 Kg de peso corpóreo/dia por 8 dias. Os comprimidos devem ser administrados assim que se apresentarem as características do cio. As manifestações do cio desaparecem entre 2 a 3 dias após o início da medicação.

O corpo-lúteo é uma glândula endócrina temporária que se forma após a ovulação e tem importante função como fonte dos hormônios reprodutivos estrogênio e progesterona. Em ciclos normais, isto é, quando não há gravidez, essa estrutura se desfaz antes do período menstrual.