O que é a fáscia?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Fáscias são tecidos de revestimento e envolvem estruturas do nosso corpo, como músculos e vísceras, dando a elas sustentação, posicionamento durante os movimentos, e também pontos de fixações para essas estruturas.

A liberação miofascial é uma terapia manual que previne lesões e alivia dores musculares. O método é utilizado na fisioterapia com aparelhos específicos ou somente com as mãos, pressionando pontos específicos do corpo a fim de liberar o tecido fibroso que reveste os músculos, chamado fáscia.

Por que a fáscia dói? Quando ocorre um trauma, uma inflamação ou processo de cicatrização, a fáscia perde a elasticidade e fica rígida, causando tensão. Alterações posturais, movimentos repetitivos, lesões, sobrecargas, cirurgias e sedentarismo, também são fatores de tensão e dor miofascial.

O que causa a inflamação da fáscia? As causas das dores miofasciais podem incluir vários fatores que podem ser isolados ou combinados, como: Estresse sobre as estruturas de maneira repetida; Alteração estrutural e postural (exemplo: ter um membro maior que o outro);

Liberação miofascial dói? Sinceramente sim! Entretanto, quando termina provoca uma sensação de grande alívio, pois ocorreu uma estimulação da circulação local e oferta de oxigênio para o tecido.

A fáscia é dividida em três categorias: fáscia superficial, fáscia profunda e fáscia visceral.

Fáscias são tecidos de revestimento e envolvem estruturas do nosso corpo, como músculos e vísceras, dando a elas sustentação, posicionamento durante os movimentos, e também pontos de fixações para essas estruturas.

Treinamento: Conseguimos estimular a fáscia por meio de exercícios que realizam movimentos multidirecionais e balanços específicos. E por meio deles aumentamos a produção de colágeno, hidratando-os e ganhando flexibilidade e liberdade de movimento.

Causas do enfraquecimento da Fáscia
Maus hábitos de postura; Treinos intensos; Stress; Problemas emocionais.

Alguns hábitos ajudam a manter a fáscia hidratada e saudável, como por exemplo não permanecer muito tempo sentado, caminhar regularmente , praticar atividades como pilates e yoga, manter uma boa postura, entre outros.

Exercícios de “rebound” (ou de balanços) incentivam a produção da proteína, fundamental para que as fibras da fáscia sejam renovadas. No pilates, por exemplo, você pode insistir em algumas posturas, fazendo idas e voltas bem curtas e rápidas com o tronco, as pernas e os braços.

É comum pacientes com síndrome miofascial procurarem vários médicos sem conseguirem resolver o problema, por isso se você sentir algum desses sintomas procure diretamente um fisiatra, o médico especialista em reabilitação e dor que é o profissional mais indicado para diagnóstico e tratamento da doença.

Sente-se no chão, estenda a perna direita acima do foam roller e o posicione abaixo da panturrilha. A perna esquerda fica flexionada, com o pé apoiado no solo. Com o impulso do tronco e braços, deslize o rolo por toda a extensão da musculatura, do joelho ao tendão de Aquiles. Repita por 10 vezes e alterne as pernas.

A dor piora com o repouso prolongado e também com a atividade física excessiva e pode apresentar também inchaço na região afetada”, explica a médica.

Sintomas da Síndrome da Dor Miofascial

  • Rigidez muscular;
  • Fadiga;
  • Dificuldade para dormir;
  • Dores de cabeça;
  • Anormalidades posturais, como curvatura, arredondamento dos ombros ou postura da cabeça para a frente (não alinhada com a coluna vertebral).

Quais são os exercícios físicos mais indicados para quem tem fascite plantar?

  • Caminhada. A caminhada é uma boa alternativa de exercício físico para quem tem fascite plantar. ...
  • Corrida. Praticar corrida é uma excelente atividade aeróbica. ...
  • Natação. ...
  • Musculação. ...
  • Alongamento. ...
  • Fisioterapia.

O tratamento da fascite plantar tem como objetivo reduzir a inflamação e aliviar a dor. Dependendo da fase e do estágio da doença, recomendam-se repouso, gelo e fisioterapia, além do uso de palmilhas ortopédicas que realizem uma melhor distribuição do peso corpóreo sobre os pés.

Continuar lendo