O que é a falsa miopia?

Perguntado por: lvidal7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Entre os principais efeitos nocivos provocados pela exposição frequente às telas de dispositivos eletrônicos está a sensação de embaçamento dos olhos, chamada de falsa miopia. Nesses casos, as imagens ficam borradas e os olhos mais secos.

Conheça os 5 tipos de miopia

  • Miopia degenerativa. Também conhecida como miopia progressiva, esse é um tipo grave e raro e que pode levar à cegueira. ...
  • Miopia congênita. Este tipo está presente desde a infância e é mais frequente no sexo feminino. ...
  • Miopia de curvatura. ...
  • Miopia secundária. ...
  • Miopia axial.

Diferenças entre miopia leve, moderada e grave
Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

Muito tempo de tela também afeta a musculatura dos olhos, pois os músculos permanecem contraídos por longas horas, o que resulta na fadiga ocular e até mesmo no desfoque da visão ao tentar olhar para longe. Isso pode causar desvios como miopia e astigmatismo.

Porém, no caso de falsa miopia, não existe alteração no globo ocular, pois é provocada pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos. Por isso, o diagnóstico só pode ser feito pelo médico oftalmologista através do exame de acuidade visual.

A miopia em geral não regride, diferentemente da hipermetropia, que pode regredir nos pacientes mais jovens.

Até então, a única solução para se curar da miopia é por meio de cirurgia. No entanto, através de métodos naturais que estimulam nossa saúde visual, os danos da alteração podem ser suavizados, não esquecendo o tratamento médico, lembrando que cada caso é único e particular.

O grau da miopia pode aumentar? As pessoas que têm miopia podem apresentar um grau baixo, geralmente até 3 graus de miopia; um grau médio, de 3 a 6 graus de miopia; e grau alto, acima de 6 graus. Estes podem sim aumentar com o avançar do tempo, conforme algumas variáveis.

Uma dioptria de -2 (2 graus de miopia) indica que o paciente consegue focar objetos até 0,5 metros de distância (50 cm). Uma dioptria de -4 (4 graus de miopia) indica que o paciente consegue focar objetos até 0,25 metros de distância (25 cm).

Ou seja, é possivel ter 20 graus de miopia e ter 100% de visão ou não ter grau nenhum e ser cego. Converse com seu médico Oftalmologista.

A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo. Além disso, esses problemas de vista também podem aparecer juntos.

Embora seja incomum, uma pessoa pode realmente ter miopia em um olho e hipermetropia no outro. Há dois termos médicos usados para descrever essa condição: anisometropia e antimetropia. A anisometropia é a condição em que os dois olhos têm potências (grau) refracionais (flexão de luz) significativamente diferentes.

Bom, na realidade não existe um grau maior para óculos de grau. O que existe é uma classificação que define os tipos de grau, que são: Baixo grau: 0 a 3 graus. Grau moderado: de 3 a 6 graus.

Os exercícios para os olhos são constantemente divulgados pela internet como uma técnica eficaz para reverter a miopia. No entanto, eles não encontram respaldo na comunidade de médicos oftalmologistas. Existe pouca evidência com relação a essa terapia e, assim, podemos afirmar que ela não funciona para esse caso.

Não usar óculos piora a miopia
O que acontece nesse caso é que essa é uma doença progressiva. Ou seja, ela continua evoluindo durante um tempo até que se estabilize. Esse movimento natural pode ser confundido com uma consequência do mau uso de óculos.

Causas da miopia
A miopia ocorre quando a córnea é curva demais ou, mais comumente, quando o olho é mais longo do que o normal. Em vez de estar focado justamente na retina, a luz é focalizada na frente desta, resultando em uma aparência borrada para objetos distantes.