O que é a expressão não-binário?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.

Em outras palavras, pessoas trans não binárias são aquelas que não se encaixam em nenhum dos dois gêneros socialmente aceitos. Pessoas que se reconhecem no gênero feminino ou masculino, portanto, seriam binárias, em oposição às pessoas não binárias.

Enquanto alguns indivíduos não binários optam por um pronome de tratamento específico ("ele" ou "ela"), outros preferem os neutros, como “ile” ou “elu”, que substitui os marcadores de gênero (“a” e “o”) por “u”.

Nesse contexto, ser não-binário é não se sentir pertencente ou recusar viver um dos dois gêneros. “É não caber em nenhum gênero, não ser homem ou mulher. “Você pode transitar entre esses dois pontos ou abandonar ambos de várias maneiras, como ser agênero”, explica Dandá.

Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero. Assim, pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais podem se identificar com a palavra queer.

A skoliossexualidade, também chamada de não-binárie sexualidade ou n-b sexualidade, diz respeito às pessoas que sentem atração sexual por gêneros não-binários e genderqueer. Em suma, trata-se de um palavra guarda-chuva que engloba atração pelos gêneros não-binários como um todo: neutrois, agêneres, bigêneres, etc.

1. Que tem dois valores, dois elementos ou duas unidades (ex.: sistema binário; composto binário). 2. Diz-se de uma relação que pode ligar duas grandezas.

O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Ambientes hétero-cis-normativos são aqueles onde as normas, as expectativas em relação às pessoas, giram em torno de comportamentos heterossexuais (que as pessoas tenham relacionamentos afetivos e sexuais com alguém do sexo oposto) e cis (ou seja, que a identidade de gênero das pessoas coincida com o sexo biológico de ...

“O 'gênero neutro' é também chamado de terceiro sexo, haja vista que isso é comprovadamente inexistente, e a intenção é identificar quem não se reconhece como masculino ou feminino, mudando as letras “a” e “o” de adjetivos e substantivos por algo que se torne neutro, quando senão, utilizam-se “@” e “x” no lugar de ...

Homem Cisgênero: um homem cis é uma pessoa que nasceu com o órgão sexual masculino, tem comportamentos e atitudes que seguem o papel de gênero masculino e se reconhece como homem (identidade de gênero).

Anderson ao The Washington Post. “Ser não-binário não é uma invenção do século 21. Podemos apenas ter começado a usar essas palavras, mas isso é apenas colocar uma linguagem para um gênero existente que sempre existiu”.

O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.

O termo pansexual é composto pelo prefixo pan-, que significa tudo e a palavra sexualidade, que indica que as pessoas que se consideram pansexuais não restringem sua sexualidade ao gênero oposto (heterossexualidade), ao mesmo gênero (homossexualidade) ou gêneros binários, masculino e feminino (bissexualidade).