O que é a exceção da prescrição?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Matéria de defesa que se argui na contestação ou mesmo em outras fases do processo, para que se decrete a prescrição do direito do autor e seja, em conseqUência, julgado carecedor da ação.

Em sentido amplo, a exceção é um modo de defesa que não contradiz ,diretamente a pretensão do autor. Colocada a exceção na fórmula, a pedido -do réu, o juiz não pode pronunciar a condenação, mesmo provada a intentio, se demonstrada a adiectio.

Não corre a prescrição: I – entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II – entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III – entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela.

A prescrição acontece porque a pessoa, que teve o seu Direito violado, foi negligente ao não exercer a sua Pretensão no prazo previsto em lei. Existe sempre um prazo previsto em lei para ajuizar ações, por exemplo. Se a pessoa perder esse prazo não será mais possível exigir o direito em juízo.

A prescrição, segundo o artigo 189 do Código Civil, é a extinção da pretensão (ação judicial para assegurar um direito) pelo tempo. O texto do mencionado artigo descreve que quando um direito é violado, nasce uma pretensão, ou seja, o direito de ingressar com uma ação para assegurar o direito violado.

Existem dois tipos de exceção: checadas e não-checadas:

  • Um método que propaga uma exceção checada deve declarar, explicitamente, que propaga essa exceção, do contrário ocorre um erro de compilação. ...
  • Até agora todos os exemplos lançavam exceções não-checadas.

Como exemplos de exceção substancial citamos a prescrição (artigo 194 do Código Civil); a compensa- ção (artigos 368/380 do Código Civil), o direito de re- tenção (artigo 1.219 do Código Civil) e a exceção de contrato não-cumprido (artigo 476 do Código Civil).

O prazo prescricional será de 02 (dois) anos para que os credores de prestações de natureza alimentar (exemplo: pensão alimentícia) cobrem seus créditos. A regra determina que o prazo deverá ser contado a partir do vencimento das prestações, conforme determina o § 2º do art. 206 do Código Civil. Art.

Entendendo as exceções
As exceções ocorrem quando algo imprevisto acontece, elas podem ser provenientes de erros de lógica ou acesso a recursos que talvez não estejam disponíveis. Alguns possíveis motivos externos para ocorrer uma exceção são: Tentar abrir um arquivo que não existe.

Exceção significa algo que não é comum, que não faz parte das regras. A exceção ocorre quando acontece algo fora da regra comum, um fato inédito, que não era feito ou conhecido antes, e foi aberta uma exceção.

Exceção significa o ato de excluir ou excetuar. Excesso é o resultado do ato de exceder. Exemplo com exceção: Na festa de casamento comi de tudo, sem exceção!

De acordo com o Art. 199, não ocorre prescrição pendendo a condição suspensiva, não estando vencido o prazo ou pendendo ação de evicção. No Art. 200, estabelece que não ocorrerá prescrição antes da respectiva sentença definitiva, quando a ação originar de fato que deva ser apurada no juízo criminal.

110 deste Código, a prescrição começa a correr: I – do dia em que transita em julgado a sentença condenatória, para a acusação, ou a que revoga a suspensão condicional da pena ou o livramento condicional; II – do dia em que se interrompe a execução, salvo quando o tempo da interrupção deva computar-se na pena.”

O Artigo 205 do Código Civil determina que a prescrição ocorre em dez anos, a não ser quando haja lei fixando prazo menor. Já o artigo 206 lista algumas exceções.

Os requisitos da prescrição extintiva são: (a) existência de uma ação exercitável; (b) inércia do titular da ação pelo seu não exercício; (c) continuidade dessa inércia durante certo lapso de tempo; (d) ausência de algum fato ou ato a que a lei confere eficácia impeditiva, suspensiva ou interruptiva do prazo ...

A prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição, pela parte a quem aproveita. Os relativamente incapazes e as pessoas jurídicas têm ação contra os seus assistentes ou representantes legais, que derem causa à prescrição, ou não a alegarem oportunamente.

Não prescrevem os direitos subjetivos extrapatrimoniais e absolutos.

No processo penal, há duas espécies de prescrição: a prescrição da pretensão punitiva, que ocorre antes do julgamento definitivo do processo, e a prescrição da pretensão executória, que ocorre depois do julgamento definitivo.

As autênticas regras trazem em si, ínsitas, as normas de suas próprias variações, variações que são tidas por exceções, como algo diferente da regra, mas que são a própria realização da regra em sua plenitude, conhecida ou não.