O que é a ética para a sociedade?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Logo, a função da Ética é investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo de sua existência, visando a fixação de comportamentos “básicos” para diminuir o nível de conflitos morais dentro dos diversos setores da sociedade.

A ética é, portanto, a reflexão moral acerca da ação.
Por exemplo, se, em um país que segue a lei islâmica, uma mulher comete adultério, ela pode ser condenada à morte por apedrejamento. Isso faz parte da moral daquela sociedade, mas não é eticamente correto.

A ética é o ramo da filosofia que se dedica a compreender o comportamento humano e o que orienta as suas condutas. A palavra ética deriva do termo grego “éthikos” que significa ”modo de ser”. O objetivo da ética é tornar a convivência social pacífica e justa, seja através das atitudes coletivas ou individuais.

-Respeito às regras e normas da sociedade; -Considerar bens espirituais e não materiais; -Estabelecer princípios profissionais, sociais, religiosos e ambientais; -E pagar dívidas corretamente.

Dessa forma, é possível exercer ética e ser um profissional ético no dia a dia do trabalho. Como por exemplo, ser honesto, cumprir e respeitar as regras, normas, cultura, contrato, tarefas, respeitar a todos, ter senso coletivo e respeitar e preservar o espaço físico em que trabalha.

Definição de Ética: O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

Assim, podemos concluir que a conduta ética profissional nada mais é do que agir de acordo com os valores morais vigentes na sociedade, sem prejudicar os demais.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

Tipos de ética
Neste caso, o pensamento racional predomina e define o que certo ou errado. Ética teleológica: Analisa e reflete as consequências possíveis de uma ação. O comportamento ético está fundamentado em seu objetivo, em sua finalidade. Ética teológica ou cristã: A ética está fundamentada na fé.

A falta de ética mais prejudica a quem tem menos poder (menos poder econômico, menos poder cultural, menos poder político). A transgressão aos princípios éticos acontece sempre que há desigualdade e injustiças na forma de exercer o poder. Isso acentua ainda mais a desigualdade e a injustiça.

Ética pessoal, que diz respeito à ação individual. Ter ética é ter consciência ou caráter. É ter seus valores e princípios fundamentados nas suas convicções e particularidades. Ética Pública (ou social), que diz respeito à responsabilidade da sociedade como um todo pelo bem comum.

A ética pode também contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, se a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social.

Ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social. Ético refere-se à Ética, uma parte da filosofia que estuda os princípios morais que orientam a conduta humana.

Podemos dizer que pessoas éticas são aquelas que não se deixam levar por vantagens escusas, que seguem as leis, respeitam as regras, defendem bons valores, lutam por seus direitos e têm uma conduta mais correta também.

Entre eles: ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente. “Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”.