Por que a educação é importante para que haja a ética?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Tanto a ética quanto a moral são assuntos que devem ser trabalhados no ambiente escolar com o intuito de nortear o comportamento dos indivíduos na sociedade em que vivem. Por ser a escola a verdadeira formadora de cidadãos, cabe-lhe a tarefa de orientar o comportamento ético e moralista dos seus educandos.

Ética na educação tem como objetivo formar um indivíduo consciente de seus deveres e direitos dentro de uma sociedade.

Na conduta escolar, os conteúdos da ética, sobretudo devem basear-se no respeito mútuo, na justiça, na solidariedade e no diálogo. (BRASIL, 1997). De modo recente, desde a promulgação da LDB, nº 9.394/96, tem-se percebido esforços de renovação do processo de ensino aprendizagem nos ambientes escolares.

Uma das determinações da ética é a seguinte: “Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.

a) A educação pode oferecer oportunidades significativas para os educandos, contribuindo na formação de sujeitos que primam por condutas cooperativas, justas e respeitosas. b) A escola deve exercer um papel fundamental nas discussões em torno da moralidade.

- Não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe. Conversar com o aluno em particular. - Ser justo na correção e avaliação de provas e trabalhos escolares. - Respeitar e ser educado no relacionamento com outros professores, alunos, pais de alunos e profissionais da escola.

Toda criança e todo jovem têm o direito de aprender o sentido da cidadania na sua concepção mais ampla. Portanto, é dever da escola ensinar e agir fundamentada nos princípios da democracia, da ética, da responsabilidade social, do interesse coletivo, da identidade nacional e da própria condição humana.

A ética profissional está ligada à postura que se espera de um profissional, no exercício de uma determinada tarefa ou profissão. Ou seja, é a conduta que o indivíduo deve observar em sua atividade, no sentido de valorizar a profissão ou atividade laboral e bem servir aos que dela dependem.

Estimula o respeito às pessoas e ética
Nesse campo, a educação também fala de valores éticos, tratando dos princípios adequados para todas as áreas da vida. Desse modo, o discente aprende a agir eticamente não só dentro da escola, mas também em todos os ambientes dos quais participa.

É aqui que evidenciamos a relação de pertença entre ética e educação, em que só faz sentido pensar na educação como um processo que possibilite aos indivíduos a validação dos princípios morais que servem de pressupostos para a vivência em sociedade.

O papel da escola é o de propor atividades que levem o aluno a pensar sobre sua conduta e a dos outros, a partir de princípios e não de receitas prontas. Falar de ética, nada mais é do que referenciar a conduta humana.

Só se pode “ensinar” ética nas escolas se ela for entendida como um arrolado de regras e normas expressas pela sociedade tendo, por isto, caráter normativo. Vista desse modo, a ética es- tabelece um dever, um compromisso, uma obrigação.

A ética pode também contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, se a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social.

Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.

Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético.

Continuar lendo Para que haja sinônimo?