O que é a estrela solitária na bandeira do Brasil?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país.

A estrela Spica, por exemplo, se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que naquele ano correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.

A primeira das 12 bandeiras históricas utilizadas no território brasileiro foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português.

Como usar a bandeira nacional

  • nunca use a bandeira que esteja em mau estado de conservação;
  • não mude nem altere as cores e proporções;
  • não acrescente outras inscrições;
  • não use a bandeira como roupa, guardanapo, revestimento de tribuna ou de painéis.

É um símbolo associado ao satanismo, bastante utilizado pelos satanistas medievais como uma forma de representar o oposto dos dogmas do cristianismo. Ao contrário do modelo convencional, o pentagrama invertido apresenta uma das pontas para baixo e duas pontas para cima.

Elas são uma referência aos estados brasileiros, e sua posição está de acordo com a posição das constelações no céu da cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889.

Antes de 1992, a bandeira brasileira tinha 23 estrelas, representando os 23 estados brasileiros da época. De acordo com o Decreto de Lei nº 5.443, de 28 de maio de 1968, sempre que um novo estado for criado no Brasil, uma nova estrela deverá ser inserida na bandeira brasileira.

Cada estrela que compõe a bandeira do Brasil possui um significado. Além disso, elas representam os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

O selo do Brasil é baseado na esfera da Bandeira Nacional, representado por um círculo tendo em volta as palavras “República Federativa do Brasil”. Ele é usado para autenticar documentos oficiais, atos de governo, diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.

Raimundo Teixeira Mendes

Nossa bandeira foi projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista e caricaturista Décio Vilares. A inspiração foi a Bandeira do Império, nossa oitava bandeira, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret em 1822.

Delta Trianguli Australis: representa Santa Catarina. Atria, ou Alpha Trianguli Australis: representa o Rio Grande do Sul. Gamma Trianguli Australis: representa o Paraná Polaris Australis: representa o Distrito Federal.

Bandeira Imperial do Brasil (1822-1889)
Foi então que surgiu a Bandeira Imperial do Brasil, a primeira bandeira nacional brasileira. Ela era composta por um retângulo verde com um losango ouro inscrito nele.

O país já teve 13 bandeiras, a cada mudança que acontecia, um novo símbolo nacional era criado. Em 1815, por exemplo, quando o país deixou de ser colônia de Portugal, adotou a bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. Seis anos depois, em 1821, já havia uma nova, que vigorou até 1822.

A nona bandeira do Brasil, a “Bandeira Real do Século XVII” foi criada por Dom Pedro II e utilizada com símbolo oficial do Reino, juntamente com a bandeira da restauração, do Principado do Brasil e da Bandeira de Dom Pedro II. Nessa bandeira foi acrescentada uma corrente, e a cruz vermelha da Ordem de Cristo.