O que é a estação Cooper?

Perguntado por: acamilo6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Como funciona a Estação Cooper? A Estação Cooper está na órbita de Saturno. Foi graças a equação sobre a gravidade que Murph descobriu, com a ajuda do pai que lhe enviou o código morse através do relógio, que a Estação Cooper foi capaz de existir.

Interestelar utiliza-se deste imaginário e chama para o debate a moral e a ética sobre o uso que fazemos dos recursos naturais, tão caros a nossa existência. É um aviso sobre um possível cenário futuro, caso não sejamos mais conscientes ao utilizar os recursos naturais que nosso planeta nos fornece.

No filme, a nave viaja girando, o que cria força centrífuga. Essa força empurra os astronautas para o exterior. A parede externa passa a ser o chão onde eles podem caminhar. Assim, a força centrífuga funciona como uma espécie de “gravidade artificial”.

Pós-NASA. Desanimado com sua carreira de astronauta, Gordon Cooper retirou-se da NASA e da Força Aérea – com a patente de coronel – em 31 de julho de 1970, ainda durante os voos do programa Apollo, acumulando 222 horas no espaço.

“Quanto mais perto do centro da Terra, maior é o campo gravitacional, então maior é a deformação do espaço-tempo”, diz Moraes. O GPS funciona dentro dessa regra: os satélites, por estarem estacionados no espaço, sofrem menos força da gravidade, ou seja, o tempo para eles passa mais rápido.

O que é a praga do filme Interestelar
Por conta disso, ninguém tem certeza se eles existem no universo. Uma das principais consequências que implicam na possível existência dos buracos de minhoca é a viagem no tempo. No filme Interestelar, essa questão é trabalhada e traz muitas complicações ao longo da narrativa.

“A passagem do tempo é relativa, isto é, depende das condições físicas em que você está e de como está o espaço-tempo ao seu redor”, afirma Mateus Ferreira, professor de física do colégio Vértice.

No filme, uma hora no planeta de Miller equivale a sete anos na Terra, tendo este efeito consequências pessoais dramáticas para os astronautas.

Significado de Interestelar
adjetivo Localizado entre estrelas ou que acontece entre elas; interstelar. Etimologia (origem da palavra interestelar). Inter- + estelar; pelo francês interstellaire; pelo inglês interstellar.

O planeta Miller, que orbita o imenso buraco negro, como nota-se em Interstellar, possui uma característica um tanto quanto incomum se comparado a planetas do nosso sistema solar, sua localização é muito próxima ao buraco negro Gargântua, e mesmo assim possui uma órbita estável.

Além disso o filme nos fala dos sacrifícios que fazemos também das decisões que tomamos das escolhas difíceis e que por vezes podemos nos arrepender delas mas que são elas que também nos ajudam. no processo de evolução pois estamos mostrando coisas serão relevantes para que consigamos chegar onde mais almejamos.

6 – O motivo pelo qual as coisas flutuam no espaço é porque, na verdade, elas estão constantemente caindo e, dessa forma, aparentam não ter peso. A gravidade as puxa em direção ao centro da Terra – inclusive as estações espaciais e os astronautas.

Não é capaz, via de regra, de criar uma viagem instantânea entre dois pontos a velocidade infinita, como tem sido sugerido em outras obras de ficção científica usando tecnologias teóricas tais como hiperdrive, salto hiperespacial e Motor de Improbabilidade Infinita.

Segundo Einstein a gravidade não é uma força, mas uma consequência da curvatura do espaço-tempo. Para ele, todos os corpos celestes estão localizados em cimas de uma malha de tecido espaço-tempo, que dependendo da massa desses corpos pode criar distorções no tecido.

Joseph Cooper, ex-piloto da extinta NASA, se vê então obrigado a trabalhar como fazendeiro com sua família, até que ele recebe uma estranha mensagem mostrando como chegar a um planeta possivelmente habitável.

Com um grupo de astronautas, ele parte em busca de um novo planeta habitável para garantir a sobrevivência da humanidade. No clímax da narrativa, Cooper entra em um buraco de minhoca e é transportado para um tesseract, uma construção dimensional onde ele pode interagir com diferentes momentos do tempo.

No primeiro momento, o oxigênio é expelido dos pulmões, fazendo com que a pessoa perca a consciência (por falta de oxigenação no cérebro) em cerca de 15 segundos. Depois disso, não demora mais do que dois minutos até que os órgãos parem de trabalhar e a pessoa venha a óbito.

Este planeta orbita um buraco negro supermassivo chamado Gargântua, estando sujeito a uma enorme atração gravitacional, o que ocasiona gigantescas forças de maré. A partir do conceito de potencial gravitacional, foi derivado uma expressão para determinar a altura das ondas devido à força de maré no planeta Miller.