O que é a espiral de Fibonacci?

Perguntado por: uportela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

A espiral de Fibonacci consiste em uma representação gráfica de espiral. Se o maior quadrado da ilustração tiver valor de 1,618 centímetros, então o segundo maior à direita terá valor de 1. Logo, a divisão do tamanho de um lado pelo outro tem como resultado o valor da proporção áurea.

Como usar Fibonacci na análise técnica
A razão entre os números de Fibonacci são os percentuais utilizados na análise de tendência. Ao se dividir números pulando um (por exemplo, 21/55), temos um segundo nível de percentual, o número 38,2% (que, somado ao percentual do número de ouro, soma 100%).

Para obter os pontos de suporte e resistência, basta utilizar a seqüência de Fibonacci com cinco pontos: 0% (o ponto mais alto da tendência, no caso R$ 20), 38,2%, 50%, 61,8% (inverso da razão de ouro), e 100% (no caso o ponto mais baixo, R$ 10).

Ela começa com o numeral 1 como o primeiro e o segundo termo da ordem e os demais numerais subsequentes são a soma dos dois antecessores. Assim: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233. Por volta do ano de 1200, a famosa sequência foi usada para descrever a evolução da população de coelhos.

Os números de Fibonacci ligam-se facilmente à natureza. É possível encontrá-los no arranjo das folhas do ramo de uma planta, nas copas das árvores ou até mesmo no número de pétalas das flores. Podemos também encontrar a espiral de Fibonacci nas sementes das flores, em frutos e pinhas.

A verdade é que a sequência de Fibonacci pode ser percebida na natureza. São exemplos disso as folhas das árvores, as pétalas das rosas, os frutos como o abacaxi, as conchas espiraladas dos caracóis ou as galáxias.

Baseado na sequência Fibonacci, na Análise Técnica, há os níveis entre 61,8%, 38,2% 23,6% e 0%. As ferramentas de estudo Fibonacci trabalham normalmente nestes níveis. Além deles, outros pontos são incluídos como valores em que os preços podem reagir e mudar de direção: 50% e 76,4%.

1,6180

Neste período, o matemático italiano Leonardo Fibonacci descobriu uma sequência de números infinita, onde a divisão entre os termos consiste sempre na aproximação do número 1,6180 (o "número de ouro").

Confira, abaixo, onde mais essa ordem numérica é aplicada:

  1. Girassol. O miolo do girassol é preenchido com sementes num duplo espiral. ...
  2. Concha do caramujo. ...
  3. Corpo humano. ...
  4. Mercado financeiro. ...
  5. Programação em TI.

O que é o número de Deus? Matematicamente, a proporção áurea é uma constante real algébrica irracional obtida quando dividimos uma reta em dois segmentos de forma que o segmento mais longo da reta dividida pelo segmento menor seja igual à reta completa dividida pelo segmento mais longo.

a) 1, 3, 5, 7
Cada número é igual ao anterior + 2, formando os números ímpares. Assim, o próximo número é igual a 7 + 2 = 9.

A sequência recebeu o nome do matemático italiano Leonardo de Pisa ou Leonardo Fibonacci, mais conhecido por apenas Fibonacci, que descreveu, no ano de 1202, o crescimento de uma população de coelhos, a partir desta.

O número PHI, representado pelo número 1,618 é muito importante na arte. O PHI é geralmente considerado o número mais belo do mundo.

O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam esse número como base. O número de ouro é representado pela letra grega phi e é obtido pela proporção = 1.61803399...

A sequência de Fibonacci é uma sequência de números, onde o número 1 é o primeiro e segundo termo da ordem e os demais são originados pela soma de seus antecessores.

"Com base em seus valores equivalentes, o hidrogênio se transforma na letra hebraica yod (y), o nitrogênio na letra hey (h), o oxigênio na letra vav (v) e o carbono na letra gimel (g). Essas substituições revelam que a antiga forma do nome de Deus, YH, existe como química do nosso código genético.

sete

Dizem que o sete é o número preferido de Deus.