O que é a entressafra?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O período que contempla o fim da colheita (pós-colheita) até o início do novo plantio recebe o nome de entressafra.

Veja abaixo!

  1. Plantio de culturas de ciclo curto. Uma das principais técnicas utilizadas na entressafra é o plantio de culturas que possuem o ciclo mais curto do que as usualmente cultivadas na fazenda. ...
  2. Análise e correção do solo. ...
  3. Criação de animais. ...
  4. Revisão do maquinário. ...
  5. Melhorar a gestão da fazenda.

um ano

De forma básica, a safra é o primeiro ciclo de plantio/ colheita, a safrinha é o segundo e o período entre eles é chamado de entressafra. Normalmente, a produção agrícola ocorre ao longo de um ano, que não necessariamente coincide com o início em janeiro e fim em dezembro.

1º de julho

O Plano Safra 2023/24 oferecerá na temporada que começa em 1º de julho um total aproximado de R$ 364,22 bilhões para médios e grandes produtores, 27% a mais do que a oferta de crédito na temporada 2022/23, que termina no fim deste mês, tomando por base os R$ 287,16 bilhões ofertados para agricultores enquadrados no ...

Quantas safras tem em um ano no Brasil? No Brasil, são três safras de grãos em um ano, o que faz o país ter o calendário agrícola mais dinâmico do mundo, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento Agrícola).

A entressafra é, geralmente, um período positivo para o produtor em termos de preços do leite, quando ele pode aumentar sua margem de lucro, apesar dos desafios produtivos.

O período de entressafra é o período do ano estabelecido entre uma safra e outra, quando, por exemplo, as áreas agricultáveis são usadas para outras culturas de menor tempo de produção. Desta feita, o solo pode se beneficiar e ter suas características renovadas.

Não existe diferença no milho em si; a diferença está na época de plantio do milho safrinha, em que temperaturas e luminosidade entre as safras são diferentes, o que afeta o ciclo de maturação da planta. Isso faz com que haja um retardo no ciclo do milho safrinha até a colheita, em comparação com a safra comum.

A safrinha corresponde ao cultivo realizado logo após a safra, em condições de sequeiro, ou seja, uma plantação em solo firme. Já a safra é o período em que o produtor investe seus recursos na esperança de uma maior produtividade devido às condições climáticas, ou seja, com a chegada das chuvas.

O milho safrinha é o milho de sequeiro cultivado quase sempre entre janeiro e abril, normalmente depois da soja precoce, e seu cultivo predomina nas regiões centro-sul do Brasil. Nos dias atuais, a safrinha do milho tem produção total maior do que a primeira safra.

A safra da soja 2022/2023 começa nesta sexta-feira (16) e a consultora técnica do Sistema Famasul, Tamíris Azoia, mostra como a produção de grãos impacta positivamente na vida dos sul-mato-grossenses. Esse é o tema da série #TransformandoVidas desta semana.

120 dias

Ela geralmente se inicia no mês de outubro, quando temperatura, umidade e luz são mais favoráveis. Centro-Oeste, o plantio vai de outubro a dezembro e a colheita, de fevereiro a abril. A safra de soja é anual, com período médio de 90 a 120 dias, como vimos acima.

Atualmente, os três maiores produtores globais de soja são Brasil, Estados Unidos e Argentina. Segundo previsões do FAS, a estimativa é que a soja brasileira alcance o patamar de 153 milhões de toneladas na safra atual — das quais 25% advêm do Mato Grosso.

Em princípio, a safra diz respeito tanto à época de plantio da lavoura como à colheita. Assim, pode-se dizer que em determinadas regiões do país a safra vai de setembro a dezembro, às vezes entrando em janeiro.

A safra diz respeito ao plantio feito com a chegada das chuvas. É nesse período que as condições climáticas estão próprias para o início de lavouras como a do milho, por exemplo. Geralmente, a safra começa no mês de outubro e segue por novembro e dezembro.

O período de entressafra do leite, iniciado em março com término em setembro/outubro, compreende um período do ano de grandes desafios e oportunidades na pecuária leiteira. Saber aproveitar este momento é o grande divisor de águas na atividade, permitindo que as fazendas mais eficientes ganhem mais dinheiro.

Continuar lendo