O que é a educação física militarista?
A Educação Física escolar praticada na época da ditadura militar brasileira, mais precisamente durante o período do governo de Getúlio Vargas no início do século XX, ficou sendo conhecida como Educação Física militarista.
Qual o objetivo da fase militarista?
busca de uma sociedade livre das doenças infecciosas. A influência militarista na Educação Física brasileira seja um componente forte e duradouro. Em 1921, através de decreto, impôs-se ao país como método oficial, o famoso “Regulamento n. durante as duas décadas seguintes.
Quais as características do militarista?
Militarismo ou ideologia militarista é uma ideologia que defende que a sociedade é mais bem servida (ou servida de maneira mais eficiente) quando governada ou guiada por conceitos ou pessoas oriundos da cultura, doutrina e sistema militares.
Quando surgiu a tendência militarista?
O período militarista se configura entre o final da Primeira e a Segunda Guerra Mundial, portanto, uma época de conturbações políticas (GHIRALDELLI JUNIOR, 1998).
Qual foi o papel da Educação Física durante a ditadura militar?
A Educação Física durante o Regime Militar foi encarada na concepção dualista de homem, no qual houve a separação entre corpo e mente (a mente valorizada e o corpo desvalorizado) e como forma de desorganizar o movimento estudantil, ignorando toda a sua importância para a formação do sujeito.
O que é a militarização?
Significado de Militarização
substantivo feminino Ação ou efeito de militarizar, de dar feição militar a: a militarização dos bombeiros.
Quais são as bases do militarismo?
A hierarquia e disciplina militares são princípios constitucionais que constituem a base das organizações militares, condensando valores como o respeito à dignidade da pessoa humana, o patriotismo, o civismo, o profissionalismo, a lealdade, a constância, a verdade, a honra, a honestidade e a coragem.
Como a Educação Física passou a sofrer transformações na tendência militarista?
II - Havia a necessidade de preparar futuros jovens para possíveis envios de tropas à guerra, assim o governo brasileiro encara a Educação Física como um meio de treinamento para os alunos. As aulas passam a ser ministradas, em sua maioria, por militares.
Quais são as cinco tendências da Educação Física?
Dessa forma, ele classifica as Tendências na Educação Física em: Higienista, Militarista, Competitivista, Popular e Crítico-social dos Conteúdos.
Qual era o interesse da Educação Física sob a influência da tendência militar?
Até os anos 30, tínhamos uma Educação Física pautada no higienismo, preocupada com o saneamento público, a prevenção de doenças e uma sociedade livre de vícios. Após isto, vemos durante o Governo Vargas uma Educação Física de concepção Militarista, com o intuito de formar uma juventude pronta para defender a Pátria.
Como era a educação no regime militar?
Os estudantes não tinham mais Sociologia nem Filosofia, e em seu lugar o governo militar criou três disciplinas: Educação Moral e Cívica, Estudos de Problemas Brasileiros e Organização Social e Política Brasileira – válidas para todas as escolas e todos os níveis, do fundamental ao universitário.
Quais mudanças ocorreram na educação durante a ditadura militar?
A implantação de um Estado autoritário, a partir de 1964, teve como conseqüência algumas transformações na área educacional. Instalou-se a educação tecnicista, atendendo às necessidades advindas com a crescente industrialização, fruto da influência do capital estrangeiro.
Como era a educação brasileira na época da ditadura militar?
A educação e o fim da ditadura
Tínhamos uma rede física expandida, mas totalmente sucateada; os investimentos em educação foram reduzidos; os professores estavam com seus salários corroídos e sua formação, desprezada; a carreira docente estava desvalorizada e não havia incentivo à formação continuada.
Qual a diferença entre escola militar e militarizada?
Os colégios militares pertencem ao Exército, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar e são voltadas para quem deseja seguir carreira como militar. Já as escolas públicas militarizadas estão sob responsabilidade das secretarias estaduais e municipais de Educação e não recebem as mesmas verbas que colégios militares.
O que é disciplina militar?
A disciplina militar é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever parte de todos e cada um dos componentes do organismo militar.
Para que serve as bases militares?
Geralmente, uma base militar destina-se a alojar uma ou mais unidades militares. Se fôr uma base operacional, além de simplesmente alojar as unidades militares, dispõe também das condições para as projetar rapidamente para as zonas de operações.
O que é disciplina no meio militar?
“Disciplina – é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamento, normas e disposições que fundamentam o organismo militar e coordenam seu funcionamento regular, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo.
Quais as principais diferenças da Educação Física militarista e Competitivista?
Militarista : desenvolvimento fisico. Pedagogicista: desenvolvimeto educativo. Competitivista:desenvolvimento esportivo de alto redimento. (desenvolver o esporte no pais).
Quais as principais diferenças entre a Educação Física higienista militarista Pedagogicista e Competitivista?
Resposta: É notório que cada tendência tem característica diferentes podemos perceber que na higienista tem como objetivo saúde como corpo, na militarista a finalidade e criar guerreiros, na pedagogicista capacitar seres humanos para a sociedade e já na competitivista seu propósito é apenas criar atletas.
Qual é o nome do primeiro professor de Educação Física no Brasil?
Os primeiros “professores” de educação física no Brasil foram os soldados que aplicavam as práticas da ginástica na época da Imperatriz Dona Leopoldina. Os primeiros núcleos dessa disciplina foram estruturados no país entre os anos de 1559 e 1759.
Quais são as três concepções da Educação Física?
Apresentamos a seguir, em linhas gerais, as concepções pedagógicas da Educação Física a partir de suas principais obras de referências, quais sejam: Desenvolvimentista, Cultural/plural, Crítico-emancipatória e Crítico-superadora.