O que é a educação elementar?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Uma escola pública, gratuita e laica, que privilegiasse o ensino básico, primário, que elevasse o nível de sua comunidade, propiciando o direito à educação integral de qualidade para todos, e que, potencialmente, abrisse as portas para a autonomia, o pertencimento e a liberdade.

O período da escola primária é um período de certo deslumbramento com o conhecimento humano, período de conhecimento impreciso e imaginativo ou impressionista; o período da escola secundária é um período de precisão e disciplina na aquisição do conhecimento e o período da universidade é o período da generalização, da ...

Segundo grau ou ensino médio? O que hoje chamamos de ensino médio costumava ser chamado há tempos atrás de segundo grau, por isso algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ainda tendem a chamá-lo desta maneira, o que pode gerar confusões. Mas não se preocupe, ambos os nomes remetem à mesma etapa de formação.

Até 1975, no Brasil, o ginásio constituía o estágio educacional que se seguia ao ensino primário e que antecedia o ensino médio. Correspondia aos quatro anos finais do atual ensino fundamental.

As séries do Ensino Fundamental 1 e 2
Dessa forma, os anos iniciais referem-se ao Ensino Fundamental I e englobam os alunos do 1º ao 5º ano. Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano.

A escolaridade das Classes Elementares (Ensino Fundamental) dura normalmente 5 anos. Normalmente as crianças passam para o 1º ano aos seis anos.

O ensino integral é aquele que se relaciona não apenas com o desenvolvimento intelectual e acadêmico dos estudantes, e sim com competências e habilidades mais amplas. Isto é, tem o objetivo de favorecer uma formação humana plena. Para tanto, é preciso aumentar a quantidade de horas passadas na escola.

Passando agora a ser dessa maneira: Classe de alfabetização (CA) = 1º ano. 1ª série = 2º ano.

A educação escolar brasileira divide-se em dois níveis: I - Educação básica, que compreende a educação infantil (de 0 a 6 anos), O ensino fundamental (de 7 a 14 anos) e o ensino médio (de 15 a 17 anos).

1. Educação formal

  • Pré-escola ou Educação Infantil.
  • Ensino Fundamental.
  • Ensino Médio.
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • Ensino Técnico.
  • Ensino Superior.
  • Pós-Graduação: Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado.

Falaremos sobre a Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação para Jovens e Adultos, Educação Indígena e Educação a Distância. Vamos te falar como cada uma age em prol da população e como a lei já garante o uso da internet, tanto para alunos quanto para a formação de professores online.

No Brasil, o ensino médio (antigamente chamado de ensino de segundo grau) corresponde desde 1996 à etapa do sistema de ensino equivalente à última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para etapas posteriores da ...

Sendo assim, a EJA é dividida em duas etapas:

  • Etapa 1 - Ensino Fundamental: em menos de dois anos, é possível concluir o ensino fundamental. ...
  • Etapa 2 - Ensino Médio: com duração média de 18 meses, a fase do ensino médio na EJA completa a educação básica.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se faz notável no Brasil desde a época de sua colonização com os Jesuítas que se dedicavam a alfabetizar (catequizar) tanto crianças indígenas como índios adultos em uma intensa ação cultural e educacional, a fim de propagar a fé católica juntamente com o trabalho educativo.

Hoje, a educação infantil é dividida em 5 séries:

  • berçário.
  • maternal I.
  • maternal II.
  • jardim I.
  • jardim II.

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa. Componente curricular: Matemática. Componente curricular: Ciências. Componentes curriculares: História e Geografia.