O que é a doutrina da predestinação formulada por Calvino?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Calvino apresentou a predestinação, ou seja, a crença de que Deus, antes da criação, já havia escolhido quem seria salvo e quem seria condenado. Para saber qual era a decisão divina, o fiel deveria buscar indícios e viver uma vida correta, baseada em bons costumes.

Por meio de Paulo de Tarso, um judeu-helénico, convertido ao Cristianismo, é que foi inserido no vocabulário grego a noção de “Predestinação”. De fato, foi o Apóstolo dos gentios que cunhou o termo predestinação como sinônimo de eleição.

Por aqui, a maior igreja que segue os princípios calvinistas hoje é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Mas há outras denominações e dissidências que, no cerne, seguem o modo de pensar desse teólogo francês.

Na teoria da Predestinação Absoluta, Calvino afirmava que Deus, desde sempre, já sabia quem eram as pessoas que seriam salvas por eles, assim como as que não seriam. Portanto, para o calvinismo, Deus é o soberano de todas as coisas e nada acontece se não for conforme a sua vontade.

E os que serão condenados, o serão apenas temporariamente ou em uma das eternidades. “Não deixarás minha alma no inferno” (Salmo 15: 10). No futuro, pois, não haverá mais penas infernais, incompatíveis com o Deus de amor (1 João 4: 16).

Que ou quem foi destinado por Deus para a glória eterna ou para a realização de grandes coisas.

Por que não sou calvinista é uma defesa bíblica, teológica e filosófica do arminianismo feita de maneira clara, conciliadora e em linguagem acessível, alcançando um público mais abrangente, além de ser uma excelente contribuição para o debate soteriológico nesta geração.

O calvinismo começou a surgir quando João Calvino tornou-se protestante, na década de 1530. Após mudar-se para a Suíça, ele iniciou trabalho como pregador, fazendo com que a doutrina calvinista se tornasse majoritária em Genebra.

O predestino é algo que já está determinado desde antes do nascimento, ao passo que o destino pode ser definido pelo ser humano.

Conversão ao Protestantismo
Depois de formado voltou à Paris, abandonou a Igreja Romana e converteu-se ao protestantismo, iniciando uma fase de intensa colaboração com o reitor da Universidade de Paris, Nicolas Cop, quando este afirmou seu apoio às reformas de Martinho Lutero.

O livro sagrado era a BIBLIA.

Quando estudamos as Reformas Protestantes, dois nomes destacam-se: Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564).

O Calvinismo eventualmente se estabeleceu não somente como força religiosa-eclesiástica, mas também como uma tradição que culminou no desenvolvimento econômico político e social. Teve influência direta e considerável para a fundação e nascimento da estrutura republicana de governo.

1 chamados, chamamentos, orientaçãos, orientações.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Que ou o que é destinado antecipadamente; escolhido, fadado. 2 Teol Que ou aquele que é eleito por Deus para a bem-aventurança eterna. 3 por ext Que ou aquele que por sua índole está preparado para a realização de grandes obras.

Eleição é o ato pelo qual Deus escolhe homens para si mesmo; predestinação é o ato determinativo de Deus quanto ao destino dos que Ele escolheu. Predestinação, na Bíblia, não tem a ver com escolha, mas com o destino dado àqueles que já foram escolhidos (DANIEL, 2017, pp.

1. Eleger desde a eternidade (ex.: afirmou que Deus predestina os justos). 3. Destinar com antecedência.

Ela vem do Latim PRAE-, “antes”, mais DESTINARE, “estabelecer, determinar”, por sua vez formada por DE–, intensificador, mais STANARE, derivado de STARE, “estar”. Naturalmente, predestinar tem a mesma origem.

Predestinada é o feminino de predestinado.