O que é a doutrina da Graça?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Precisamos da graça por causa da Queda de Adão e das fraquezas do homem. O Senhor confere-nos a graça quando Ele: Ergue-nos para a imortalidade; Concede-nos força e auxílio para realizar boas obras.

A Doutrina de Deus, é o estudo da existência, da natureza de Deus.

A graça é uma dádiva do Pai Celestial concedida por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo. A palavra graça, conforme é usada nas escrituras, refere-se basicamente ao poder capacitador e à cura espiritual oferecidos por meio da misericórdia e do amor de Jesus Cristo.

Os dois mandamentos mais básicos são “amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

“Cremos que os primei- ros princípios e ordenanças do Evangelho são: primeiro, Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo, Arrependimento; terceiro, Batismo por imersão para a remissão de peca- dos; quarto, Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo” (Regras de Fé 1:4).

A graça de Deus: uma lição de amor
Lá descrevemos, segundo os autores do Novo Testamento, o conceito da graça (charis) de Deus em Cristo — a essência de todos os atos que Ele realiza e constitui a base do relacionamento de Deus com Sua criação.

No Novo Testamento, a graça é o favor e a bondade imerecidos que Deus mostra ao seu povo. Muitas vezes, o significado é expandido para significar a salvação de Deus para a humanidade por meio de Jesus Cristo.

Um coração arrependido e boas obras são essenciais para obtermos graça. Ao suplicarmos uma resposta com oração fervorosa, ela pode ser mais condicionada ao arrependimento de nossos próprios pecados do que a qualquer outro fator.

Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

Doutrinas são fontes do Direito, realizadas por estudiosos/doutrinadores que desejam auxiliar a ciência jurídica, desenvolvendo análises (interpretações) que auxiliem os profissionais da área.

Trata-se de um conjunto de princípios, ideias e ensinamentos de autores e juristas que, no caso, servem de base para o Direito e que influenciam e fundamentam as decisões judiciais. É fonte do Direito, utilizada também para a interpretação das leis, fixando as diretrizes gerais das normas jurídicas.

Necessitamos e precisamos sempre de algo de Deus, mas não somos dignos, em nós mesmos, de receber nada de suas mãos. Daí o significado dessa palavra ser “favor imerecido”. A graça é aquele dom inefável de Deus, o favor dele que nos alcança em qualquer situação.

A frase “a minha graça de basta” significa que a graça divina alcança seus propósitos apesar da debilidade humana. Essa frase revela que o cristão não é sustentado por sua própria capacidade, força ou satisfação, mas pela graça do Senhor.

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Para ele, Teologia é o estudo ou discurso sobre Deus, já a doutrina, no que lhe concerne, vem do latim doctrina que quer dizer “ensino”. Doutrina e Teologia, portanto, não são sinônimos. A doutrina é uma forma de Teologia que geralmente é aceita como autoritativa por um grupo organizado de crentes.

São os princípios que existem acerca de uma determinada questão, geralmente com o intuito de a universalizar. Por exemplo: “A doutrina cristã postula a existência de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo”, “A propriedade privada é contrária à doutrina socialista, pelo que deve ser abolida da nossa sociedade”.

Texto: 1 Timóteo 4:16: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” Santo e precioso de Deus, pedra que vive, raça eleita, sacerdócio real, meu filhinho na fé, selo do meu apostolado!

A Trindade inclui Deus o Pai Eterno, o Salvador Jesus Cristo e o Espírito Santo. Embora os membros da Trindade sejam seres distintos e tenham funções diferentes, Eles são um em propósito e doutrina.