O que é a doutrina da eleição?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

A doutrina calvinista declara a Eleição como um ato soberano e irresistível, uma ligação contínua entre o homem e a sua salvação e que a Eleição não recaiu sobre todos a fim de que Deus possa demonstrar a glória de todos os Seus atributos para o Seu deleite e o daqueles com quem Ele escolheu compartilhá-la, apenas.

A primeira ideia defendida por João Calvino foi a predestinação. Essa ideia se baseava na crença de que Deus determinara quem seria salvo e quem seria condenado. Para ele, a morte de Jesus Cristo na cruz não teria sido para toda a humanidade, mas apenas para os escolhidos por Deus.

Que ou quem foi destinado por Deus para a glória eterna ou para a realização de grandes coisas.

1 – Capacidade humana, Livre-arbítrio - Todos os homens embora sejam pecadores, ainda são livres para aceitar ou recusar a salvação que Deus oferece (por meio da Graça Preveniente); 2 – Eleição condicional - Deus elegeu os homens que ele previu que teriam fé em Cristo; 3 – Expiação ilimitada – Cristo morreu por todos ...

Significado de Arminianismo
substantivo masculino Doutrina de Armínio, teólogo protestante holandês que negava a predestinação. Etimologia (origem da palavra arminianismo). Arminiano + ismo.

PREDESTINAÇÃO NA RELIGIÃO JUDAICO-CRISTÃ
Esse fenômeno é considerado, nos primeiros livros das Sagradas Escrituras, como a “eleição” do povo de Deus escolhido para tomar posse da terra prometida. sempre” (p.

O Livre-Arbítrio É um Princípio Eterno
“Podes escolher segundo tua vontade, porque te é dado” (Moisés 3:17). Deus nos disse, por intermédio de Seus profetas, que somos livres para escolher o bem ou o mal.

O conceito da palavra destino é aonde vamos seguindo, depois que escolhermos o caminho a seguir. Já a predestinação, é para aonde iremos ir, automaticamente, quer a pessoa indo ou não.

Os luteranos acreditam que as pessoas alcançam o caminho da salvação mediante a fé e o seu comportamento voltado para boas ações. Por sua parte, os calvinistas pregam a Doutrina da Predestinação, o que significa que caminho de cada pessoa já está traçado por Deus.

O erro de Calvino consiste em ter a pretensão de reivindicar de forma normativa uma antropologia essencialista do pecado original, de forma a justificar a sua exclusiva leitura da Bíblia e dos loci teológicos da soteriologia, cristologia, pneumatologia, harmatologia, eclesiologia, escatologia, etc.

Uma Defesa do Calvinismo: Como Deixei de Ser Arminiano (Charles Haddon Spurgeon) eBook Kindle. "A velha verdade que Calvino pregou, que Agostinho pregou, que Paulo pregou, é a verdade que devo pregar hoje, ou então serei falso para minha consciência e meu Deus.

Na teoria da Predestinação Absoluta, Calvino afirmava que Deus, desde sempre, já sabia quem eram as pessoas que seriam salvas por eles, assim como as que não seriam. Portanto, para o calvinismo, Deus é o soberano de todas as coisas e nada acontece se não for conforme a sua vontade.

Destinar de maneira antecipada; fazer com que algo ou alguém tenha uma finalidade específica: o trabalho árduo o predestinaram a fazê-la chefe. Selecionar alguém para um objetivo determinado: a família a predestinou para ser médica. Etimologia (origem da palavra predestinar). Do latim praedestinare/ pré + destinar.

Para João Calvino, a predestinação trazida na Bíblia dizia respeito ao fato de que Deus desejaria a salvação eterna para alguns, mas a condenação para outros. O calvinismo prega a predestinação absoluta, sendo muitas vezes incompreensível pelos mortais, dado o caráter onipresente e onisciente de Deus.

Então a fé é a porta da salvação para quem reconhece que sem o Deus vivo, revelado por Jesus Cristo, não há como superar o peso da culpa, o império do mal, a ameaça da morte e até o medo da própria sobrevivência.