O que é a doença miíase?

Perguntado por: pflores . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O que é Miíase? A miíase é caracterizada pela infestação de larvas de moscas na pele. As larvas de moscas completam parte de seus ciclos de vida alimentando-se de tecidos (vivos ou mortos) no corpo humano. A miíase pode se dar de duas formas: berne ou bicheira.

A prevenção da miíase consiste em evitar a penetração das larvas, protegendo áreas descobertas da pele, principalmente feridas abertas, em especial nos locais onde existam muitas moscas.

Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.

A ingestão dos ovos de algumas espécies de mosca por humanos ou animais pode causar a Miíase, uma doença que se dá a partir do desenvolvimento das larvas de moscas em alguma parte do corpo da pessoa ou animal que ingeriu os ovos.

A larva alimenta-se na derme e garante sua respiração através da extremidade posterior. O berne fica no corpo do homem por aproximadamente 50 dias, sendo que, durante esse período, não ocorre a migração pelos tecidos. Após esse tempo, a larva cai no solo, onde inicia a sua fase de pupa.

Quanto aos sintomas, poderão surgir dores abdominais, obstrução intestinal (prisão de ventre) e febre, dependendo do número de ovos que ingeriu. A infecção por ovos de moscas é chamada de miíase (no caso da ingestão de ovos com alimentos, denomina-se miíase acidental).

3 – Quais são os sintomas de larvas no corpo? As larvas que se alojam externamente causam sintomas locais, como nódulos avermelhados, coceira, sensação de que algo “caminha” debaixo da pele. Podem evoluir com feridas e, em alguns casos, tornam-se até visíveis.

O diagnóstico da miíase é clínico, feito pela identificação das larvas. A classificação da espécie é difícil. Apesar de não necessário, o hemograma pode demonstrar leucocitose e eosinofilia.

Utilize água fervente no local
A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Principais sinais e sintomas

  1. Formação de feridas na pele, com vermelhidão e ligeiro inchaço no local;
  2. Liberação de um líquido amarelado ou com sangue, pelas feridas na pele;
  3. Sensação de algo mexendo debaixo da pele;
  4. Dor e coceira intensa no local da ferida.

Antes de retirar o verme, é necessário limpar a pele e a pinça com solução iodada ou clorexidina. Não se deve espremer a ferida para empurrar a larva, pois isto pode piorar a inflamação.
...
As principais opções caseiras para tirar berne são:

  1. Vaselina;
  2. Toucinho ou bacon;
  3. Esparadrapo;
  4. Esmalte de unha.

Se não houver tratamento e a larva não for retirada antes que o ciclo se complete, o orifício pode ficar aberto causando uma grande inflamação. Às vezes, o berne é absorvido pelo organismo e a ferida fecha, mas é mais raro. O maior problema dessa infecção é o desconforto causado pela presença do berne no animal.

Polvilhe cal e sal nas áreas afetadas para desidratar as larvas isoladas. A cal hidratada (hidróxido de cálcio) e o sal ressecam as larvas, matando-as por déficit de pressão de vapor d'água. Misture ¼ xícara (60 ml) de cada ingrediente e, depois, polvilhe a solução nas áreas afetadas.

A fêmea coloca seus ovos (algumas centenas) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo e outros locais ricos em substâncias orgânicas em decomposição. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas.

Quando a mosca pousa na comida, o alimento deve ser descartado pois a contaminação por microrganismos já ocorreu. Assim, para evitar a proximidade das moscas podemos: – armazenar o lixo em lixeira fechada: superfície lisa, higienizada com agua sanitária e a lixeira também deverá ser lavada.

Miíase tem cura e o tratamento é feito através da remoção das larvas da ferida. O processo de catação (remoção) é um processo doloroso e deve ser feito o quanto antes para evitar a progressão da doença, já que as larvas destroem rapidamente os tecidos humanos.