O que é a doença de Sever?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 12 votos

A Doença de Sever precisa ser observada e tratada, pois é a causa mais comum de dor no calcanhar em atletas jovens. Essa inflamação dolorosa da placa de crescimento da apófise do calcanhar, pode ser causada por microtraumas repetitivos a partir da tração do tendão de Aquiles na apófise.

O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.

Os esporões calcâneos são frequentemente causados por tensões nos músculos e ligamentos do pé, alongamento da fáscia plantar ou microtraumas repetidos na região plantar. A protuberância no calcanhar é especialmente comum em atletas cujas atividades incluem corridas e saltos em grande quantidade.

Tratamento e repouso
Mas, a recomendação médica costuma ser a seguinte: Repousar e diminuir a frequência das atividades esportivas de alto impacto. Colocar compressas geladas ou gelo no calcanhar por 10 a 15 minutos, três vezes ao dia ou após atividade física. Usar palmilhas especiais que acomodam melhor o calcanhar.

Fascite plantar tem cura? A fascite plantar é uma doença que evolui favoravelmente na maioria dos casos. Cerca de 90% dos doentes melhoram significativamente nos primeiros dois meses de tratamento. No entanto, pode demorar algum tempo até aos sintomas desaparecerem de forma definitiva, em alguns casos até um ano.

Causas de dor no Tendão de Aquiles
Na maioria dos casos a dor no Tendão de Aquiles é causada por um desgaste gradual que vai ocorrendo por esforços repetitivos ou até mesmo envelhecimento. Com isso, a dor geralmente é um sintoma de que esse desgaste seja uma tendinite.

O que é o tendão de Aquiles? O tendão de Aquiles é uma banda grossa de tecido que une os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. É o maior e mais longo tendão do corpo humano e é capaz de lidar com bastante estresse.

A dor no calcanhar pode ter várias causas. Desde fascite plantar, passando por esporão calcâneo, fratura por estresse do osso calcâneo, tendinite calcânea ou ainda consequência de entorse do tornozelo, doença de Sever, em crianças, além de outras razões.

A dor no calcanhar ao pisar não costuma ter um diagnóstico muito preocupante. A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

As causas da fascite plantar são diversas, a inflamação ocorre por lesão ou trauma, pelo encurtamento da fáscia, por impacto repetitivo, infecções bacterianas ou pela diminuição da gordura plantar.

Tratamento da fascite plantar
Grande parte dos portadores de fascite plantar se beneficia com o tratamento conservador, que inclui repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia para promover o alongamento de estruturas, como a própria fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha.

Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.

Também conhecida como Osteocondrite de Server, a osteocondrite do calcâneo é uma inflamação na placa de crescimento do osso do calcanhar, próxima ao tendão de Aquiles.

A fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP) é também conhecida como miosite ossificante progressiva e síndrome do homem de pedra. Esta é uma doença muito rara, de origem genética que causa malformação congênita dos dedos maiores dos pés e ossificações irregulares no esqueleto, levando à imobilidade progressiva.

Bursite do calcanhar
O que fazer: pode ser necessário tomar anti-inflamatórios, usar compressas de gelo, diminuir os treinos, fazer sessões de fisioterapia, alongamentos e exercícios.

O Diprospan é o nome comercial de um medicamento que contém, entre outras substâncias, betametasona (um tipo de corticoide). Essa medicação tem poder anti-inflamatório sim e provavelmente vai ser capaz de aliviar os sintomas do esporão.

POSSIBILIDADE. O auxílio-acidente será concedido ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. Artigo 86 da Lei nº 8.213 /91.

O diagnóstico pode ser realizado através da ultrassonografia, por ser um procedimento bem estabelecido para avaliar processo inflamatório, a precisão do exame em detectar alterações anatômicas durante a avaliação dos sintomas do paciente, possibilita ao reumatologista o uso do ultrassom como uma extensão do exame ...

Obesidade, atividade física de alto impacto, uso de calçados inadequados e deformidades nos pés favorecem o problema. Porém o fator principal é a falta de alongamento.