O que é a distribuição da população?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Essa relação corresponde à divisão da população absoluta de um país pela área desse mesmo território. Essa informação constitui o dado denominado Densidade Demográfica (hab./km²).

A distribuição da população é influenciada por fatores físicos (clima, relevo, vegetação, solo, rede hidrográfica) e fatores humanos (económicos, sociais, históricos, culturais).

A Ásia concentra 59,5% de toda a população mundial.
Nesse continente, apenas China e Índia, ambos com mais de 1,3 bilhão de habitantes cada, concentram 36,1% do total de pessoas no planeta. Na sequência está o continente África, cujos 54 países reúnem uma população de 1.340.598.000 habitantes, 17,1% do total mundial.

População é o conjunto de indivíduos que habitam uma determinada localidade. Os estudos populacionais são de suma importância para o planejamento territorial.

Uma população cresce quando se registra um maior número de nascimentos do que de mortes, e também quando ocorre um maior fluxo de imigração do que de emigração de pessoas. Crescimento populacional diz respeito ao aumento do número de indivíduos em uma população específica.

Devido à extensão territorial do país e ao processo histórico de ocupação, a distribuição populacional acontece de forma desigual pelas regiões e estados. Além disso, o Brasil se caracteriza como um país urbanizado, uma vez que a maioria dos seus habitantes vive nas áreas urbanas.

Duas medidas importantes de uma população são o tamanho populacional, o número de indivíduos, e densidade populacional, o número de indivíduos por unidade de área ou volume. Ecologistas estimam o tamanho e densidade de populações usando quadrantes e o método de marcação e recaptura.

A distribuição da população é influenciada por fatores naturais e econômicos que podem ser permissivos (atrativos) ou restritivos (repulsivos). O levantamento de dados que realiza a contagem da população é chamado de recenseamento ou censo.

Resposta: A importância do estudo da distribuição da população segundo os setores de produção é importante para avaliar a economia de um país ou região, possibilitando assim o planejamento econômico e social e o incentivo deste ou daquele setor.

O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos.

São Paulo

São Paulo segue sendo o estado mais populoso do país
Os primeiros resultados do Censo 2022 também apontaram que São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro seguem sendo os estados mais populosos do país. Juntos, os três concentravam 39,9% da população brasileira.

Pelo menos dois fatores explicam a desigualdade na distribuição da população: os de ordem natural, como o clima, o relevo, a disponibilidade de água e a qualidade do solo para fins de agricultura; e os de ordem histórico-econômica, relacionados aos povoamentos antigos, ao crescimento de cidades, à implantação de ...

Características gerais da população
Compreende as informações sobre tamanho e estrutura (por idade e sexo), cor ou raça, distribuição da população, densidade e urbanização.

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

A população mundial, por exemplo, apresenta como principais características a diversidade e a distribuição desigual pela superfície terrestre. Atualmente, a maior parte da população mundial vive nas cidades. Porém, ainda há países cuja população é, em sua maioria, rural.

Desta maneira, é urbana toda a população residente em aglomerados populacionais com mais de 1.000 habitantes. A população rural é formada pelos moradores dos aglomerados populacionais com menos de 1.000 habitantes e pela população residente fora de aglomerados populacionais.