O que é a distância de seguimento?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

A distância que deve ser mantida entre o próprio veículo e o que vai à frente é chamada “distância de seguimento”. Ao dirigir em circunstâncias normais de pista e de clima, o tempo necessário para manter uma distância segura é de aproximadamente dois segundos.

Distância de reação, de travagem e de paragem
É o percurso que o veículo faz durante o tempo de reação do motorista diante de um perigo – como tirar o pé do acelerador e colocar no freio. A distância percorrida depende da velocidade e da rapidez de reação do condutor.

Distância de Frenagem (DF): É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento da imobilização total do veículo.

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo é infração grave e dá multa de R$ 195,23.

É proibido ultrapassar em via de mão dupla? É proibido ultrapassar em vias de mão duplas e em pista única nas seguintes situações: Nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade.

Como usar o triângulo
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) primeiro é preciso ligar o pisca-alerta, em seguida colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que equivale a aproximadamente 30 passos largos da traseira do veículo.

Em palavras simples, o tempo de frenagem é o tempo que leva para um veículo parar depois de pisar no pedal do freio.

Assim, você na ultrapassagem tem que retornar à faixa de origem. Já a passagem por outro veículo é o movimento de passagem à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade, mas em faixas distintas da via.

A distância de frenagem é aquela que o veículo percorre a partir do momento em que o motorista pisa no freio até sua parada total. A distância total percorrida pelo veículo desde o instante da observação da situação de perigo até sua parada é a soma das distâncias de reação e de frenagem.

Primeiramente, a distância de frenagem diz respeito à distância que o carro percorre desde o acionamento dos freios até conseguir parar completamente. Portanto, exige uma atenção dos motoristas, que precisam antecipar esse espaço com o intuito de evitar a colisão com outro veículo ou obstáculo.

O termo “sinistro de trânsito” é utilizado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para se referir a qualquer ocorrência que resulte em dano material, lesão corporal ou morte no trânsito. Ou seja, qualquer situação que envolva um veículo e cause danos físicos ou materiais é considerado um sinistro de trânsito.

Assim como seguro morreu de velho, é preciso manter uma distância de segurança entre o veículo da frente e o seu. Essa é uma regra básica ao volante e um dos princípios da direção defensiva. Além de servir de proteção, pode evitar multa e pontos na carteira.

Para isso, você pode usar a regra dos 3 segundos: quando o veículo à frente passar por um ponto de referência (uma árvore, um poste, etc.), conte os segundos que você levará para chegar ao mesmo ponto.

A distância de seguimento é uma importante prevenção e faz parte de uma direção defensiva já que o intuito dela é ajudar ao condutor evitar acidentes.

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração - grave; Penalidade - multa.