O que é a distância de frenagem?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A distância de frenagem é a distância que o carro percorre do momento em que o motorista aciona o freio até a parada completa do veículo.

A frenagem nada mais é do que o acionamento dos freios do seu veículo. Trata-se de um dos conceitos mais essenciais quando o assunto é segurança no trânsito e controle de direção. Para saber mais sobre a frenagem do próprio automóvel, é interessante que o condutor conheça o sistema de freios do veículo.

- Distância de parada – É aquela que o seu veículo percorre desde o momento em que você vê o perigo e decide parar até a parada total do seu veículo, ficando a uma distância segura do outro veículo, pedestre ou qualquer objeto na via. Ou seja, é a soma da distância da reação com a distância da frenagem.

A 60 Km/h, distância do veículo da frente deve equivaler a três veículos. Atenção redobrada em dias chuvosos também pode evitar acidentes por falha humana.

0,7 segundos

É o tempo transcorrido entre o acionamento do sistema de freios pelo condutor e a imobilização total do veículo. Qual é o tempo total de frenagem de um automóvel? Em geral, pode variar entre 0,2 e 0,7 segundos, de acordo com cada condutor. O carro, nesse momento, encontra-se em velocidade constante.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros.

Definição - O que é Tempo de parada
Período em que as máquinas da fábrica não produzem, pois estão desligadas para reparos ou por outras razões.

A distância de frenagem é aquela que o veículo percorre a partir do momento em que o motorista pisa no freio até sua parada total. A distância total percorrida pelo veículo desde o instante da observação da situação de perigo até sua parada é a soma das distâncias de reação e de frenagem.

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

O sistema de freios do tipo ABS (Antilock Brake System – Sistema de freio antibloqueio) é mais eficiente que os freios convencionais, a tambor ou a disco, pois não travam as rodas, o que evita o deslizamento dos pneus sobre o asfalto.

Nos carros com freio a disco, quando o motorista aciona o pedal, o fluido é bombeado desde o cilindro mestre, alcançando os demais componentes do sistema. Assim, as pinças vão pressionar a pastilha junto ao disco. Quanto mais forte você pisa no pedal, maior é a força da frenagem, fazendo o carro parar.

Frenagem de emergência: o que fazer na hora? Como vimos, sem o sistema ABS é totalmente contraindicado “pisar com tudo” no freio. Isso porque os freios comuns demoram mais para agir e geram os efeitos indesejáveis do travamento das rodas. E da consequente perda de controle da direção do carro.

A frenagem normal, também conhecida como frenagem mecânica, é o processo tradicional de desaceleração de um veículo. Quando o motorista pressiona o pedal de freio, as pastilhas de freio são pressionadas contra os discos de freio, criando atrito e, consequentemente, calor.

Para garantir o tempo de reação em caso de perigo, é importante também manter uma distância de segurança em relação ao carro da frente.Se você estiver a 50 km por hora, por exemplo, a distância mínima que deve manter do veículo da frente é de 30 metros. A 100 km por hora, essa distância deve chegar aos 120 metros.

O termo “sinistro de trânsito” é utilizado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para se referir a qualquer ocorrência que resulte em dano material, lesão corporal ou morte no trânsito. Ou seja, qualquer situação que envolva um veículo e cause danos físicos ou materiais é considerado um sinistro de trânsito.