O que é a discalculia?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Crianças portadoras de Discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.

Os alunos com discalculia têm dificuldade para processar informações relacionadas a números, operações, memorização e compreensão de conceitos matemáticos. Dessa forma, é importante que os professores os ajudem a compreender a matemática, tornando a aprendizagem de conceitos abstratos o mais concreta possível.

ser considerada em distintos graus: Leve – reagem favoravelmente à intervenção psicopedagógica. Médio – configura o quadro da maioria dos alunos que apresentam dificuldades específicas em matemáticas. Limite – quando apresenta lesão neurológica, gerando algum déficit intelectual.

A.

  1. Leitura de palavras incorreta, ou lenta e esforçada.
  2. Dificuldade em compreender o significado do que é lido.
  3. Dificuldades na ortografia.
  4. Dificuldades na expressão escrita.
  5. Dificuldades em dominar o sentido de número, os factos numéricos ou o cálculo mental.
  6. Dificuldades no raciocínio matemático.

Crianças portadoras de Discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.

Dificuldade na memória de trabalho, na memória em tarefas não verbais, na soletração de não palavras (tarefas de escrita), ausência de problemas fonológicos, dificuldade na memória de trabalho que implica contagem, dificuldade nas habilidades visoespaciais e nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis.

Comumente, são alunos que não apresentam tarefas feitas, não participam das aulas e dessa forma, são consequentemente crianças inibidas. A reprovação desses alunos no final do ano é impossível de ser evitada, caso não verificado o problema anteriormente.

Dificuldades de aprendizagem geralmente se enquadram nestas 3 categorias: Dislexia: dificuldades para ler; Disgrafia: dificuldades para escrever; Discalculia: dificuldades com matemática.

Nesta área, o transtorno de aprendizagem matemática, a Discalculia, ganha destaque, pois afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo que tenha melhor construção de ações que possam facilitar sua aprendizagem.

A discalculia não é ocasionada por um dano cerebral, como o acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, ou alguma outra lesão no cérebro. A perda das habilidades matemáticas decorrentes desses episódios é conhecida como Acalculia.

Wajnsztejn & Castro15 afirmam que no transtorno da discalculia alguns processos cognitivos podem ser afetados, tais como, a memória de trabalho, velocidade de processamento de informações, habilidades visuais, psicomotoras, perceptivos táteis, linguagem matemática.

Discalculia (Transtorno Específico da Aprendizagem na Matemática DSM V 315.1 (CID 10 F81. 2 – 2014).

A discalculia costuma ser vista em crianças com idade escolar que não estão aprendendo a fazer cálculos e operações numéricas. Desse modo, esse transtorno pode afetar pessoas com os mais avaliados tipos de Quociente de Inteligência (QI).

Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.

Até algum tempo atrás o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), era conhecido como Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Este transtorno, está relacionado as dificuldades persistentes na fala e no desenvolvimento da linguagem de crianças.

De maneira alguma seu filho pode ser expulso da escola por ser portador de TDAH.

A norma estabelece que as escolas da rede pública e privada devem garantir acompanhamento específico, direcionado à dificuldade e da forma mais precoce possível, aos estudantes com dislexia, TDAH ou outro transtorno de aprendizagem que apresentam instabilidade na atenção ou alterações no desenvolvimento da leitura e da ...