O que é a dimensão transcendente?

Perguntado por: arocha6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

No estudo da metafísica, transcendente se refere ao divino ou a princípios que estão além da realidade mais óbvia e questionável. É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. Nesse caso transcendente está fora do mundo material.

Transcendência: a tradição judaico-cristã e islâmica está baseada na noção de um Deus transcendente, ou seja, uma entidade primeira e separada da matéria que foi responsável por criar a matéria. Para o cristianismo, porém, a figura de Jesus Cristo é a personificação imanente do Deus transcendente.

Os transcendentais (em latim: transcendentalia) são as propriedades do ser consideradas na filosofia clássica como as mais superiores, essenciais e absolutas; geralmente correspondem a três aspectos do campo de interesse humano e são seus ideais; ciência (verdade), artes (beleza) e religião (bondade).

A transcendência é a capacidade e o desejo de romper limites, de ir além, superar e violar os interditos. O autor compreende a transcendência como um desejo e uma capacidade do ser humano para transcender a si mesmo, ou seja, de sair de seu estado atual para buscar algo novo.

O princípio da transcendência utiliza-se nos recursos trabalhistas, mais especificamente no recurso de revista, para demonstrar aos julgadores que o pedido ali apresentado, possui uma matéria que transcende, ou seja, ela se sobrepõe ao direito individual do trabalhador protagonista da demanda, e recai sobre todos os ...

Que está acima do normal: 2 superior, sublime, excelente: excelso, elevado, magnífico, melhor, maior, extraordinário, divino, nobre.

A um nível espiritual ou filosófico, a transcendência está relacionado com aquilo que está mais além do mundo natural. O transcendente está associado ao imortal e ao essencial. Transcender é sobressair, alcançar de uma maneira ou de outra algo que está fora dos limites que impõe o corpo.

No acto originário de presença a si mesmo, o ser humano descobre-se es- truturalmente aberto ao todo da realidade. Esta abertura, de horizonte infinito, ao ser em geral é que se chama 'experiência transcendental'.

O Transcendente, o Ser Supremo, é também concebido com características peculiares. Muitas vezes ele é concebido como feminino, sendo reconhecido como uma Deusa, como Divina Mãe, como Deusa primordial, etc. Outras vezes sua face é masculina, sendo concebido então como: o Deus dos judeus, dos cristãos, mulçumanos, etc.

Ser superior a; passar além de; ultrapassar, exceder.

Afinal, Deus é transcendente ou imanente? 1 - Deus é transcendente. a) sentido mais corrente: imanente é aquilo que é substancialmente parte de um ser. Nesse sentido, se Deus é tido como imanente ao mundo, se concluiria que ou o mundo é divino (panteísmo), ou que no mudo está aprisionando algo da Divindade (Gnose).

A transcendência descreve pontos fortes que fornecem um amplo senso de conexão com algo mais elevado em significado e propósito do que nós mesmos. Esta virtude retrata forças emocionais que estabelecem conexão com algo que tenha um significado maior que você.

Na filosofia moderna
Para ele, "transcendental" significa conhecimento sobre a nossa faculdade cognitiva com respeito a como os objetos são possíveis a priori. Isto é, algo é transcendental se tem um papel no modo como a mente "constitui" os objetos e faz possível, a nós, experimentá-los como objetos em primeiro lugar.

Ao estabelecer parâmetros objetivos para se reconhecer a transcendência dos recursos: transcendência jurídica (sobre matéria nova), transcendência política (sobre matéria velha que contrarie súmula ou orientação jurisprudencial do TST ou STF), transcendência econômica (se o valor da causa for elevado) e transcendência ...

Através da prática regular de meditação, pode-se atingir um estado de transcendência, onde a mente não mais reage exageradamente ou responde negativamente a tais percepções sensoriais externas.