O que é a dialética da liberdade?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Ela é entendida como relação permanente e contínua de reciprocidade com a necessidade, e é por esse motivo que Jonas chama de “liberdade dialética”, por estar fundada em uma relação de contradição, desde organismos vivos mais elementares até o ser humano, entre autonomia e dependência e entre extinção e continuidade.

O materialismo dialético é um conceito desenvolvido pelos sociólogos e filósofos Karl Marx e Friedrich Engels. A partir dele, é possível desenvolver análises acerca das relações estabelecidas entre grupos de indivíduos e suas conexões com os processos de mudanças sociais.

Em Sócrates, a dialética era usada como método de ensino para descobrir as contradições do pensamento, provocando no discípulo a eclosão do conhecimento – a maiêutica. criação do princípio de contradição.

RESUMO: Em termos dialéticos, os três grandes princípios que regem o universo são conhecidos como identidade, diferença e coerência. Adotando-se o modelo hegeliano de dialética, entende-se que o princípio da identidade pode ser associado a tese, o da diferença como antítese e a coerência como síntese.

O propósito do método dialético é resolver os desacordos através de discussões racionais, e, em ultima análise, a busca pela verdade. A forma herdada de Sócrates para proceder tal discussão é mostrar que uma dada hipótese leva a contradições, então, forçar a retirada da hipótese como candidato a verdade.

Libertarismo, determinismo e dialética são conceitos filosóficos que apresentam diferentes perspectivas sobre a natureza da realidade e a liberdade humana. O libertarismo defende que os seres humanos possuem livre-arbítrio e são capazes de tomar decisões independentes das circunstâncias e influências externas.

Essa concepção é encontrada nos pensamento de Espinosa, Hegel e Marx. Embora haja muitas diferenças entre eles, o ponto em comum é a ideia eu a liberdade é a compreensão da necessidade ( dos determinismo).

Sartre conceitua a liberdade como uma condição intransponível do homem, da qual, ele não pode, definitivamente, esquivar-se, isto é, o ser- humano está condenado a ser livre e é a partir desta condenação à liberdade que o homem se forma. Não existe nada que obrigue o ser humano agir desse ou daquele modo.

O método em Marx é um movimento dialético que parte da sua concepção ontológica da realidade social, em que o ser social produz suas próprias condições objetivas e subjetivas de existência e, por isso, teoria, método e concreto social constituem uma unidade metodológica.

1 debate, diálogo, discussão, retórica. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Lógica: 2 argumentação, exposição, raciocínio, lógica.

O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.

Sócrates acreditava que a melhor forma de transmitir conhecimento era através da troca direta de ideias através de perguntas e respostas entre duas pessoas. Por isso, não deixou nenhuma obra escrita. Todo o conhecimento a respeito da obra desse grande filósofo é resultado do trabalho de Platão, seu discípulo.

Os principais ensinamentos de Sócrates são: O ser humano deve preservar sua dignidade acima de tudo. Para ele, a maior das desgraças para o homem é a corrupção de sua própria alma, cometer uma injustiça é muito pior do que sofrê-la.

As leis do materialismo dialético são: 1º) a lei da unidade e luta dos contrários, ligada ao princípio da conexão universal; 2º) a lei da transformação da quantidade em qualidade e vice-versa; 3º) a lei da negação da negação.

A dialética é a estrutura contraditória do real, que no seu movimento constitutivo passa por três fases: a tese, a antítese e a síntese. Ou seja, o movimento da realidade se explica pelo antagonismo entre o momento da tese e o da antítese, cuja contradição deve ser superada pela síntese.

COMO FAZER O MÉTODO DIALÉTICO
Em primeiro lugar, se define uma tese como sendo uma possível verdade. Depois, se define a antítese, que vai negar a tese. No embate entre a tese e a antítese surge a síntese. A síntese pode dar origem a outra tese e dar início a um novo ciclo.

O Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.