O que é a derrama imposto?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 17 votos

A derrama correspondia à cobrança violenta dos impostos em “atraso” dos cidadãos, fossem ou não devedores de fato. Não havendo condições de pagar o tributo atrasado, a moradia, os equipamentos de trabalho e o que os mineiros possuíssem de valor deveria ser vendido para quitar o débito.

A derrama era o imposto cobrado pela Coroa Portuguesa às capitanias (...) e arrecadado entre seus habitantes. No século XVIII, a capitania de Minas Gerais deveria pagar anualmente o imposto do quinto do ouro extraído, em um total de cem arrobas, o mais importante dos tributos recolhidos pela monarquia portuguesa.

A - Derrama causou muita revolta, principalmente, porque foi criada num período em que as minas estavam entrando em processo de declínio de produção. - Vontade da elite brasileira (principalmente fazendeiros) em participar ativamente das decisões políticas do país. - Influência do liberalismo.

No Brasil Colônia, a derrama era um dispositivo fiscal aplicado no estado de Minas Gerais a partir de 1751 a fim de assegurar o piso de 100 [cem] arrobas anuais na arrecadação do quinto. O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas ou pepitas que eram direcionadas diretamente à Coroa Portuguesa.

A revolução seria iniciada no dia da execução da "derrama", uma medida administrativa da coroa portuguesa que permitia a cobrança forçada dos impostos, inclusive com a detenção dos devedores e uso da violência. Delatada por traidores no movimento, a derrama foi suspensa e todos os inconfidentes presos.

O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.

1. Repartição de um imposto pelos habitantes de uma localidade, freguesia, etc. 2. Corte de ramos ou pernadas (de árvores).

Como a cota não estava sendo cumprida, em 1765 o ministro Marquês de Pombal instituiu a derrama. A derrama consistia na cobrança de todos os impostos atrasados de uma vez só.

A Derrama era temida por se tratar de uma cobrança sui generis, já que caracteri- zada pela violência dos responsáveis pela ação.

A Derrama Estadual foi criada em 2010, dentro do contexto da crise de 2008, com o argumento de provisoriedade.

O exame das sucessivas derramas decretadas em Minas Gerais entre 1764 e 1777 revela que, antes de ser opressiva, a política ilustrada de Portugal buscou envolver os mineiros na tarefa de arrecadação do quinto, além de estreitar seus vínculos com a metrópole.

Mas com a delação de Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi esvaziado. O vice-rei d. Luis de Vasconcelos suspendeu a Derrama e mandou que se prendessem 12 conspiradores. O processo durou três anos.

Resposta: A lei da derrama era um imposto decretado pela coroa portuguesa onde caso não se chegasse as 100 arrobas de ouro impostas, poderia o governador confiscar mais ouro dos mineiros para poder chegar a essa quantidade.

Pois fique sabendo que essas 100 arrobas equivaliam a cerca de 1.500 quilos! Ouro pra chuchu!

A cobrança dos quintos em atraso. 3) Por que a população ficou apavorada com a derrama? R. Porque a derrama era cobrada pela polícia, a força, sem qualquer critério.

Segundo relatos da história, os primeiros registros de cobranças foram de 4000 A.C., documentados em peças de barro encontradas na região da Mesopotâmia. Nessas peças, foi possível constatar que os tributos exigiam que parte dos alimentos produzidos pela população fosse destinada ao governo.

O Quinto era um imposto cobrado pelo governo durante o Brasil Colônia. Recebeu esse nome porque correspondia a 20% (um quinto) do metal extraído que era registrado pelas casas de fundição. Era um tributo altíssimo e os brasileiros o odiavam tanto que acabaram o apelidando de “O Quinto dos Infernos”.

Seu objetivo era libertar o país do domínio português e o povo da opressão. Assim, juntou-se a padres, coronéis, poetas e advogados, para planejar um motim contra a metrópole. O movimento, chamado de Inconfidência Mineira, eclodiu quando um membro do grupo, Joaquim Silvério, traiu a organização.

Resposta. Riquezas,Imperios,cavalos, casas, gente,cachorros,internet e etc.