O que é a depressão sorridente?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A depressão sorridente – ou atípica – é um tipo de depressão que, diferente do quadro comum do distúrbio, está presente mesmo quando o paciente apresenta sinais de bom humor. Dessa maneira, uma pessoa com este distúrbio reage a estímulos positivos.

Sorrir não é um problema. Sorrimos porque estamos felizes, porque lembramos de algo bom, por estar nervosos e, em várias outras situações. Mas a sociedade espera que em determinadas situações mostremos determinados sentimentos e não outros.

Esse novo dia lhe sorri e tudo o que você precisa fazer é sorrir de volta e tudo se transformará. Você tem todas as respostas no seu subconsciente, é só ouvir. Não há depressão além daquela que você criou e que na verdade pode ir embora assim como apareceu: do nada! Basta você querer!

Como identificar

  1. Oscilação de humor;
  2. Sono excessivo;
  3. Problemas de concentração ou para tomar decisões do dia a dia;
  4. Fadiga;
  5. Ganho de peso;
  6. Sensibilidade a críticas;
  7. Uma melhora temporária do estado de ânimo;
  8. Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Sim, pessoas com depressão conseguem rir, o que não quer dizer que estejam felizes. Muitas vezes reagimos às situações como é esperado pela sociedade. Como o colega acima mencionou, o riso pode representar prazer, alegria, mas pode também, mascarar a tristeza, o desespero.

A pessoa depressiva apresenta tristeza intensa, falta de energia e de interesse por atividades cotidianas e prazerosas. Certo? Nem sempre. Em certos casos, o deprimido consegue realizar as tarefas do dia a dia normalmente e até se divertir, mesmo que não se sinta alegre na maior parte do tempo.

Cada caso é particular, mas todos exigem certas atitudes e uma dose extra de esforço com muito afeto, para que a vida de ambos e o relacionamento flua da melhor forma possível. Mesmo assim, é completamente possível amar com depressão e também retribuir esse amor e carinho.

Sorrir rejuvenesce e aumenta a longevidade, pois movimenta a musculatura do rosto, ajudando a manter a elasticidade da pele. Sorrir diminui a intensidade de emoções negativas como a tristeza e relaxa o corpo inteiro. Alivia a tensão e o estresse e mantém os músculos relaxados por até 45 minutos.

Muitos problemas de aparência do sorriso são consequência de higiene bucal insatisfatória, que leva, por exemplo, ao surgimento de lesões de cárie, tártaro e gengivas inflamadas.

O mais interessante é que apesar de existirem 19 tipos de sorrisos, apenas 6 podem ser considerados de alegria. Na maioria das vezes, como podemos perceber, estampamos um sorriso no rosto para evitar uma situação desagradável ou sorrimos mesmo nervosos para passar uma boa impressão a alguém.

A depressão psicótica é o tipo mais grave, causando alucinações, dores e sensações irreais. O seu diagnóstico é bem mais fácil de se realizar já que obviamente os sintomas de delírios chamam muito mais a atenção do que uma pessoa que esteja simplesmente triste.

Assim, o termo depressão mascarada refere-se ao predomínio da sintomatologia física, inclusive insônia e inapetência, em detrimento do humor depressivo, dificultando o diagnóstico diferencial[6].

O estudo, realizado por uma equipe da universidade alemã de Freiburg dirigido por Ludger Tebartz van Elst e publicado na Biological Psychiatry, indica que a depressão dilui o contraste entre o preto e o branco, por isso que o mundo torna-se literalmente cinza.

Quem apresenta descontrole nas emoções, rindo ou chorando à toa, pode ser vítima de uma reação neurológica involuntária chamada transtorno da expressão emocional involuntária. O problema ocorre sem causa específica e pode durar por um longo intervalo de tempo.

Rir do nada, em momentos de tensão e estresse emocional é uma tentativa do nosso corpo de nos ajudar, criando uma sensação mais leve, aliviando a tensão do momento. Quando rimos, liberamos endorfina, hormônio que nos relaxa e diminui a dor. Se ocorre somente nestes momentos e sem excesso, não é motivo de preocupação.

Por que eu gosto de chorar e ficar triste? - Quora. Isso provavelmente vem de alguma experiência traumática na sua infância e/ou adolescência, ou mesmo um conjunto delas. Quando uma pessoa sofre demais na tenra idade, pode cair na tentação de achar que é merecedora do sofrimento, passando, então a gostar dele.

Isso acontece porque os sintomas da depressão tendem a ser mais fortes na parte da manhã do que à tarde ou à noite. É pela manhã que as pessoas com depressão sentem mais tristeza, frustração, raiva e fadiga.

Indícios de um retorno do quadro de depressão
Segundo a especialista, a reincidência de um episódio depressivo pode ocorrer em eventos estressores, como perda do emprego, separação, morte de um ente querido, pressão no trabalho, entre outros.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

Conhecida como síndrome pseudobulbar, condição rara causa crises de riso e choro exageradas e sem motivo aparente.