O que é a depressão respiratória?

Perguntado por: dgois8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Definição: Incapacidade para proporcionar oxigênio adequado às células do organismo e para remover o excesso de dióxido de carbono. (Stedman, 25ª ed). Contexto em Português: O naloxone é um antagonista opióide puro.

O risco de depressão respiratória aumenta com a administração peridural de opioides hidrofílicos, como a morfina. Tais fármacos são absorvidos mais lentamente do líquor e, por isso, têm maior dispersão cefálica e podem se acumular 27.

No departamento de emergência, a administração parenteral de benzodiazepínicos pode resultar em complicações significativas, sobretudo depressão respiratória e hipotensão, especialmente quando combinados com opioides ou outros sedativos.

A radiografia de tórax pode ser normal ou mostrar dilatação da artéria pulmonar, além das alterações provocadas pela doença de base, como DPOC e pneumoconioses. Podem, também, ser utilizados outros exames, como a ecocardiografia, a cintilografia, a ventriculografia e a ressonância magnética. a curto prazo.

Além disso, segundo a pesquisa, as pessoas com mais de dois anos com quadro depressivo apresentam aumento da deformabilidade celular em monócitos e neutrófilos (células com a função de defender o organismo contra corpos estranhos, como vírus e bactérias).

Além disso, em uma crise de ansiedade, é comum que o paciente respire de forma mais rápida, o que acaba cansando os músculos respiratórios, que não conseguem relaxar e, assim, prendem parte do ar dentro do pulmão.

Para o Dr. Abrão Cury, cardiologista do HCor – Hospital do Coração, “a depressão pode fazer com que ocorra o estreitamento das artérias, por meio de contrações involuntárias, e assim aumentam as possibilidades da ocorrência de infartos”.

“Pressão no peito, sensação de bola na garganta, falta de ar, palpitação… todos esses sintomas costumam estar relacionados a quadros emocionais”, declara. Muitas vezes, no entanto, os pacientes apresentam as duas coisas: depressão e doença cardíaca.

Em casos raros, observou-se cefaleia. Particularmente no tratamento em longo prazo ou de alta dose, podem ocorrer distúrbios reversíveis como disartria, diminuição de coordenação de movimentos (disdiadococinesia), desordem de marcha (ataxia) e nistagmo.

Substâncias chamadas de drogas opiáceas ou simplesmente opiáceos são aquelas obtidas do ópio; podem ser opiáceos naturais quando não sofrem nenhuma modificação (morfina, codeína) ou opiáceos semi-sintéticos quando são resultantes de modificações parciais das substâncias naturais (como é o caso da heroína que é obtida ...

Os opióides são medicamentos potentes usados para a diminuição de dores, o mais famoso deles é a morfina. Já no caso dos benzodiazepínicos, os mesmos são usados para tratar problemas ligados ao psicológico e ao neurológico do paciente, como em casos de ansiedade, distúrbios convulsivos, entre outros.

A principal diferença entre a codeína e a morfina é que, apesar de ambas serem derivadas da papoula, uma é mais potente que a outra. Estima-se que a morfina seja 12 vezes mais potente que a codeína, sendo indicada para casos mais extremos.

A relação entre a ansiedade e a asma
O estudo demonstrou que há uma clara ligação entre a presença da asma e o aumento do risco de ataques de pânico. Nesse caso, os ataques e as crises respiratórias são ainda mais intensos e persistentes.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

As causas da insuficiência respiratória
Qualquer doença que afeta diretamente o pulmão pode causar insuficiência respiratória, como pneumonia, asma, embolia pulmonar e a COVID-19.

Além da intensa falta de ar, os sintomas incluem coloração azulada da pele, lábios e unhas, confusão mental, sonolência e batimentos cardíacos anormais. A insuficiência respiratória pode ter inúmeras causas.

6 dicas de como evitar e controlar problemas respiratórios

  1. Umidade do ar. ...
  2. Hidratação. ...
  3. Ventilação. ...
  4. Lavagem do nariz. ...
  5. Higienização das mãos. ...
  6. Atividades aquáticas.

A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas. O tratamento é feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos, e acompanhamento terapêutico conforme cada caso.