O que é a demência no idoso?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A demência é o declínio da capacidade cognitiva associado à perda da capacidade de executar tarefas do dia a dia. É um termo geral para várias doenças neurodegenerativas que afetam principalmente pessoas na terceira idade. Assim, a expressão “demência senil”, embora ainda apareça na literatura, tende a cair em desuso.

Principais sintomas: Os principais sintomas relacionados à demência senil são desorientação, perda da memória, dificuldade em tomar decisões, esquecimento de coisas simples, perda de peso, incontinência urinária, dificuldade para dirigir ou fazer atividades sozinho, como fazer comprar, cozinhar ou tomar banho, por ...

A demência pode ser causada por várias doenças incluindo a doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas, mas também por acidente vascular cerebral (AVC), tumores, doenças metabólicas e infeciosas.

Os exames laboratoriais obrigatórios na investigação etiológica de uma síndrome demencial são o hemograma, as provas de função tiroidiana, hepática e renal, as transaminases hepáticas, as reações sorológicas para sífilis e o nível sérico de vitamina B12.

Neurologistas e psiquiatras podem diagnosticar doença de Alzheimer. Essas especialidades podem ajudar a melhorar o bem-estar do paciente, começando por fazer o diagnóstico corretamente, diferenciando a doença de Alzheimer de outros tipos de demências, por exemplo.

Estágio 1: Nenhuma dificuldade subjetiva ou objetiva. Estágio 2: Queixas subjetivas de esquecimento. Estágio 3: Redução da capacidade de trabalho evidente aos colegas e dificuldade de viajar para locais novos. Estágio 4: Dificuldade para realizar tarefas complexas (bancárias, jantares para amigos, etc.).

Sobre o Alzheimer e demência
O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro.

A sobrevida média após o diagnóstico varia de 3 a 12 anos, sendo que aproximadamente em quatro anos os pacientes apresentam dependência significativa. Casas de repouso são os locais mais comuns de mortes, portanto sendo importantes para o cuidado terminal.

Tem dificuldades para lembrar coisas recentes, mas consegue se lembrar facilmente do que aconteceu no passado. Acha difícil acompanhar conversas ou programas de TV. Esquece nomes de amigos bem próximos ou de objetos que você usa todos os dias. Não consegue lembrar as coisas que ouviu ou leu.

O indivíduo que sofre de demência vascular apresenta perda de memória, incluindo a dificuldade em executar tarefas simples do dia a dia como comer, por exemplo. Além disso, também existem alterações comportamentais, tais como irritabilidade, insônia e agressividade.

O tratamento para demências inclui a administração de medicamentos que atuam aumentando alguns neurotransmissores no cérebro, como acetilcolina, serotonina e noradrenalina. Também há benefícios relacionados a sintomas neuropsiquiátricos da doença, como ansiedade, depressão e insônia.

Como cuidar de alguém com demência? Vamos te ajudar a entender os 5 pontos principais.

  1. Prepare-se para a jornada à frente.
  2. Desenvolva um plano de suporte pessoal.
  3. Lidar com mudanças na comunicação.
  4. Desenvolva rotinas diárias.
  5. Visitantes e eventos sociais.

Aqui está a grande diferença entre a doença de Alzheimer e demência — quando um indivíduo é diagnosticado com demência, ele é diagnosticado com base em seus sintomas, sem realmente saber o que está por trás dos sintomas. Na doença de Alzheimer, a causa exata dos sintomas é compreendida.

O que causa alucinações em idosos? As alucinações em idosos são causadas principalmente por intoxicação medicamentosa (excesso de remédios e/ou a interação entre eles no organismo), alcoolismo e demência, podendo ser visuais ou auditivas.

Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença. Não trate a pessoa com demência como um bebê ou um ser incapaz.

Dentre os principais tipos de demências estão a Doença de Alzheimer, a Demência Vascular, a Demência com corpos de Lewy, a Demência Frontotemporal, e as Demências parkinsonianas.

Exemplos dessa classe são a clozapina, a olanzapina, a risperidona e a quetiapina. Pesquisas começaram a ser desenvolvidas para a avaliação do uso desses medicamentos no tratamento dos pacientes com demência.

O indivíduo idoso torna-se incapaz de pensar com clareza ou compreender ordens simples, podendo também apresentar desorientação no tempo e no espaço. Várias são as causas que podem levar o idoso a apresentar confusão mental, como desidratação, Acidente Vascular cerebral (AVC) , hipoglicemia e demência.

Alzheimer: a doença do esquecimento.

Mais do que uma causa, não ter capacidade para se levantar e dormir demais são, na verdade, sintomas prévios de alterações cerebrais que podem levar à demência.