O que é a Decussação das pirâmides?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

A decussação das pirâmides consiste em uma estrutura na região caudal onde as fibras do trato corticoespinhal cruzam obliquamente o plano mediano, para continuar como trato corticoespinhal lateral.

Na parte caudal do bulbo, as fibras deste trato cruzam obliquamente o plano mediano e constituem a decussação das pirâmides. É devido à decussação das pirâmides que o hemisfério cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério cerebral esquerdo controla o lado direito.

As pirâmides bulbares são formadas por um feixe de fibras nervosas descendentes, que fazem a ligação entre as áreas motoras cerebrais e os neurônios motores da medula.

É a via motora direta do córtex cerebral para a medula espinhal e para o tronco encefálico, e sua função é principalmente excitatória.

Estes foram coletivamente chamados tratos ascendentes e descendentes da medula espinal, respectivamente. Os setores são responsáveis por transportar estímulos motores e sensoriais de e para a periferia (respectivamente).

originadas do córtex cerebral, passam pelo bulbo ocupando as pirâmides bulbares e cruzando parte de suas fibras na denominada decussação das pirâmides, esta via conduz impulsos nervosos para a coluna anterior da medula. É a via, com função motora, principal do sistema nervoso.

Os neurônios secundários cruzam (decussação) a linha média do corpo em algum ponto, e as sensações do lado esquerdo do corpo são processadas no lado direito do cérebro e vice- versa. A dor pode ser fraca ou intensa, acompanhada de coceira ou não.

As vias piramidais consistem em um único trato, originado no encéfalo, que se divide em dois tratos separados na medula espinhal: o trato corticoespinhal lateral e o trato corticoespinhal anterior.

· Decussação: Cruzamento de axônios em posição vertical. · Fibras de associação: São assim chamadas as fibras que transitam em um mesmo local. Por exemplo, fibras que se iniciam e terminam no telencéfalo.

Medula oblonga ou bulbo: essa estrutura controla uma série de funções automáticas importantes, tais como o batimento cardíaco e a respiração. Além disso, atua em reflexos de deglutição, vômito e tosse.

As pirâmides do Egito são estruturas faraônicas e suntuosas construídas na antiguidade para abrigar o corpo e os bens dos faraós. As pirâmides serviam também para demonstrar o poder que os faraós tinham sobre o Egito, uma vez que eram os próprios representantes dos deuses na terra.

Pirâmide Financeira é um esquema irregular e insustentável, que gera dinheiro com a adesão de novos participantes, podendo ou não envolver a venda de um produto, ou serviço. Além disso, geralmente existe a promessa de obter um retorno alto sobre os investimentos, com risco baixo ou zero.

O bulbo aloja os núcleos dos quatro nervos cranianos inferiores e controla as seguintes funções corporais: Via nervo glossofaríngeo (NC IX): deglutição, salivação e sensação visceral, geral e especial (paladar) na cavidade oral.

Síndrome de liberação piramidal: LESÃO DO NEURÔNIO MOTOR SUPERIOR, que se localiza no sistema nervoso central.

O piramidal é um músculo triangular pareado da parede abdominal anterior, encontrado em cada lado da linha alba.

Neurônio piramidal (célula piramidal) é um tipo de neurônio encontrado em áreas do cérebro tais como: córtex cerebral, hipocampo e amígdala. O neurônio piramidal é o principal neurônio excitatório do córtex cerebral, sendo ele o tipo mais abundante e também, a principal referência cortical.

1. Fita pendente de coroa de louro. 2. Tira de tecido, pele ou outro material que prende o selo a diploma, carta ou documento semelhante.

Tratos são vias que estão localizadas no cérebro e na medula espinhal (sistema nervoso central). A nomenclatura é bastante variada, com alguns tratos sendo chamados de “lemniscos”, "pedúnculos" ou "fascículos", dependendo de seu curso, localização e projeção.

O processamento central da dor, vai ocorrer em cinco vias ascendentes principais: tratos espinotalâmico, espinorreticular, espinomesencefálico, cervicotalâmico e espino-hipotalâmico.

Ele possui três partes principais:

  • O cérebro preenche a maior parte do seu crânio. Ele está envolvido com as lembranças, resolução de problemas, pensamentos e sentimentos. ...
  • O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. ...
  • O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo.

Produz ocitocina e hormônio antidiurético, dois hormônios que são liberados pela neuro-hipófise. O hormônio antidiurético atua na reabsorção de água.