O que é a data focal?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

A data focal é a data na qual se deseja calcular o valor presente das parcelas.

Montante (M): é o valor final da transação. O montante é calculado pela soma do capital com os juros — M = C + J.

1.1.
A data focal é a data na qual se deseja calcular o valor presente das parcelas. Na Figura 5, trouxemos todas as parcelas a valor presente (t=0). Por isso, essa é a data focal.

Introdução ao valor do dinheiro no tempo
O valor do dinheiro no tempo (TVM) é um conceito econômico/financeiro que afirma ser preferível receber uma quantia de dinheiro agora do que a mesma quantia no futuro. Dentro desse conceito de tomada de decisão, está a ideia de custo de oportunidade.

Definição: Uma relação R sobre um conjunto A é chamada uma relação de equivalência se ela for uma relação reflexiva, simétrica e transitiva. Dois elementos relacionados por uma relação de equivalência são ditos equivalentes. Exemplo1: Sejam A={1,2,3,4} e R={(1,1),(1,2),(2,1),(2,2),(3,4),(4,3),(3,3),(4,4)}.

2.2 Diagrama de Fluxo de Caixa (DFC)
Consiste na representação gráfica da movimentação de recursos financeiros (entradas ou receitas e saídas ou despesas de fluxos de caixa) ao longo do tempo.

Por exemplo, você contraiu um empréstimo que tem taxa de juros ao mês de 2%, quanto é a taxa anual? Primeiro passo é transformar o juros em decimal ao dividir por 100. Portanto, 2/100 = 0,02. Para transformar em porcentagem novamente, multiplicamos por 100.

Para chegar ao resultado mensal, basta fazer a divisão da taxa anual pelo número de meses equivalente. Como um ano tem 12 meses, a taxa mensal será o percentual indicado ao ano dividido por 12. Logo, nesse primeiro caso, temos que a taxa de juros mensal será de 12/12 = 1% ao mês.

Quanto rendeu a quantia de R$ 1200,00, aplicado a juros simples, com a taxa de 2% ao mês, no final de 1 ano e 3 meses? t = 1 ano e 3 meses = 15 meses (tem que transformar em meses para ficar na mesma unidade de tempo da taxa de juros. Assim, o rendimento no final do período será de R$ 360,00.

O que é montante? O montante equivale ao valor futuro de uma operação financeira, incluindo ao valor do capital inicial os juros correspondentes ao período em questão. Esse é um dos conceitos mais fundamentais da matemática financeira.

O que é montante? O montante é o valor final de um ativo ou operação financeira, composto pelo capital inicial e pelos juros acumulados no período em questão. É um conceito básico e muito importante da matemática financeira, utilizado para analisar como determinada quantia varia com o passar do tempo.

Capital: valor aplicado em uma transação financeira, ou valor do dinheiro no momento atual. Também é conhecido como principal e pode ser representado pelas letras P ou C. Montante: é o total do valor acumulado após a entrada dos juros.

É a chamada capitalização contínua. Neste tipo de capitalização os juros são acrescidos instantaneamente, continuamente, ou seja, a cada “microsegundo” o capital está sendo corrigido.

Nos juros simples, basta dividir a taxa anual pelo número de meses. Por exemplo, uma taxa de 12% ao ano, equivale a 1% ao mês (12/12).

Os juros simples se baseiam no total do valor que foi emprestado ou investido. Essa é a principal diferença dos juros compostos, que são baseados nesse mesmo total, mais os juros que se acumulam com o passar do tempo.

10 dias

As faturas são fechadas, geralmente, 10 dias antes do vencimento. Então, se a sua fatura fecha dia 10, provavelmente ela vence dia 20. Nesse caso, a melhor data para compra será um dia depois do fechamento da fatura, como já vimos.

O pagamento antecipado (feito antes do dia do vencimento) não fecha a fatura. Tudo o que for comprado até o dia anterior do fechamento irá entrar na fatura em aberto (que aparece em azul no seu aplicativo).

O melhor dia para comprar no cartão corresponde à data posterior ao fechamento da fatura. Se sua fatura fechou no dia 31, o dia 1º do mês garantirá um maior prazo de pagamento, porque a cobrança não virá na próxima fatura (com vencimento no dia 10), mas sim no outro mês.