O que é a dança Chimarrita?

Perguntado por: jvieira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

É uma dança típica do folclore gaúcho, feita em pares, onde se juntam e se afastam os pares, e tem como características o bater de pés e mãos, sempre com as roupas típicas à moda gaúcha. A chimarrita, também chamada chamarrita ou limpabanco, é originária dos Açores e Ilha da Madeira.

Uma das danças mais famosas do Sul, a Chimarrita é uma dança tradicional portuguesa, originária do Arquipélago dos Açores e Ilha da Madeira. Foi tradida pelos colonos açorianos em meados do século XVIII, e é também considerada um ritmo raiz bem forte no Uruguai.

Existem três tipos de coreografia: Rufado: dança simples, sem batidas dos pés no chão e das mãos; Valsada: sem batidas dos pés e das mãos; Rufando: os passos são valsados com batidas ritmadas das palmas e do sapateado.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.

É uma dança típica do folclore gaúcho, feita em pares, onde se juntam e se afastam os pares, e tem como características o bater de pés e mãos, sempre com as roupas típicas à moda gaúcha.

Resposta: MOVIMENTO CORPORAL:Rolamentos. ESPAÇO:Dimensão. TEMPO:Lento.

Os pares, ora enlaçados ora soltos, dão passos corridos para frente e para trás, de deslize laterais, volteios rápidos, rodopios ligeiros, culminando com uma umbigada. A música é executada em sanfona ou acordeão, viola, violão, rabeca, tambores pequenos pifanos.

O balaio, muito popular no Rio Grande do Sul, apresenta-se como dança sapateada e, ao mesmo tempo, de conjunto.

A dança tradicionalista gaúcha surge a partir de 1949 inspirada nas danças uruguaias. Daquele momento em diante, danças folclóricas foram incorporadas e reeditadas e outras foram criadas a partir das pesquisas de Paixão Côrtes.

Os homens usam bombacha, camisa, lenço, pala, guaiaca, colete, chapéu e botas. Já as mulheres usam vestido, bombachinha, fichu com franja ou de crochê, sapatos e capa de lã ou seda. Com influências da cultura espanhola, portuguesa e francesa, as danças são uma rica representação da arte e cultura gaúchas.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

Tipos de dança: principais estilos e ritmos

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

A dança é uma excelente atividade para o desenvolvimento motor. Ela permite que o indivíduo tenha consciência corporal e saiba como o seu corpo se relaciona com o espaço. Assim, ele pode desenvolver coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, por exemplo.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como entretenimento, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito.

O samba é a primeira coisa que vem à mente quando o assunto é dança brasileira. Existem muitos significados diferentes no samba que o tornam significativo para o Brasil e sua cultura. Outra forma popular de dança é o Jongo.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, descreveu no livro "Manual de Danças Tradicionais" vinte e cinco danças tradicionais.

O ritmo possui uma variação que pode ser: o individual ou ritmo próprio, o grupal que é caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe, mecânico que é uniforme e não varia, o disciplinado, pois é condicionado de um ritmo predeterminado, o natural, que chamamos de ritmo ...