O que é a cura emocional?

Perguntado por: lmata4 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Assim, cura emocional significa que a pessoa conseguiu equilíbrio entre o pensar e o sentir de maneira saudável, o que é bem difícil e ninguém consegue isto cem por cento, porque este equilíbrio requer a vida toda de experiência e aprendizado.

A cura da alma é um processo que exige a intervenção de Deus. Para isso, Sua palavra santa e poderosa assume papel fundamental no processo de cura interior. No processo de cura e libertação. Isto acontece porque somos feitura de Deus.

O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração. Ele tem o remédio, que é o Seu amor, a Sua bondade e afetividade profunda, que vem do coração do Pai e cura nossas feridas.

A dificuldade em lidar com a rejeição atrapalha na construção de relações estáveis. Tem a ver com o sentimento de exclusão, de inadequação, de menos valor, de não se sentir bem-vindo em uma determinada situação e por isso ser colocado de fora.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções.

Então confira abaixo!

  1. Tenha uma rotina saudável. ...
  2. Pratique atividades físicas. ...
  3. Reserve um tempo para o lazer. ...
  4. Conheça a si mesmo. ...
  5. Organize o seu tempo. ...
  6. Valorize as noites de sono. ...
  7. Faça uma pausa nas redes sociais. ...
  8. Não tenha medo de procurar ajuda.

Quando as pessoas sentem dor emocional, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando as pessoas sentem dor física: a ínsula anterior e o córtex cingulado anterior. Essas áreas estão conectadas ao nervo vago que está diretamente ligado aos nervos no tórax e na área abdominal.

Tipos de dor emocional
A depressão exige atenção médica e pode provocar dores nas costas e nos músculos, cansaço, dores de cabeça, problemas de visão e problemas digestivos. Já a tensão nos músculos, dor no peito e respiração curta podem ser causadas pela ansiedade, que libera adrenalina, assim como a raiva e o medo.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

As feridas emocionais são ferimentos resultados de situações de conflitos e mágoas que acabam marcando nossa vida profundamente. Também podemos chamar as feridas emocionais de dores psíquicas, ocasionadas por vivências dolorosas que impactam quem somos, nossa personalidade e nosso jeito de agir.

A Palavra diz em João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Depois de conhecer o evangelho, descobri que todos nós temos feridas espirituais. Elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança — neste caso, os mandamentos de Deus. São feridas que nem remédio nem cirurgia alguma pode curar.

Rejeição, abandono, injustiça, humilhação e traição são as cinco feridas básicas vividas pelo ser humano, descritas na obra.

Como alcançar a cura espiritual? Essa cura acontece pela confissão, pois ela é o remédio para a cura da alma. Nós precisamos frequentar a graça que Deus nos concedeu com imensa assiduidade, que são os sacramentos: a Eucaristia e a confissão.

Confira abaixo algumas formas eficientes para amenizar e até curar as feridas internas causadas no seu emocional.

  1. 1 – Descubra um lugar seguro em seu interior. ...
  2. 2 – Encontre força na natureza. ...
  3. 3 – Aprecia a beleza das coisas. ...
  4. 4 – Descubra o que te acalma. ...
  5. 5 – Olhe para você em profundidade.

Quando descuidamos do nosso psicológico abrimos espaço para doenças como depressão, ansiedade, compulsões, entre outras enfermidades psíquicas, as quais podem progredir em sintomas físicos, como gastrites, enxaquecas e até mesmo bruxismo.

A rejeição pega carona nas vias de dor física no cérebro.
Estudos de imagem por ressonância magnética funcional mostram que as mesmas áreas do cérebro são ativadas quando experimentamos a rejeição, como quando sentimos dor física. É por isso que a rejeição dói tanto (neurologicamente falando).