O que é a cura da alma?

Perguntado por: dtaveira . Última atualização: 1 de março de 2023
4.3 / 5 11 votos

Quando falamos sobre cura interior, falamos sobre cura da ALMA. Quando nos convertemos, o nosso espírito é vivificado pelo Espírito Santo e é curado da culpa do pecado (este é o maior milagre de Deus).

A cura espiritual também acontece quando prestamos e ouvimos humilde testemunho. O testemunho prestado em espírito de contrição, gratidão à providência e submissão à orientação divina é um poderoso tratamento para aliviar a angústia e as preocupações de nosso coração.

Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.

Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.

Essa cura acontece pela confissão, pois ela é o remédio para a cura da alma. Nós precisamos frequentar a graça que Deus nos concedeu com imensa assiduidade, que são os sacramentos: a Eucaristia e a confissão. Se queremos a cura da alma, precisamos confessar e receber a absolvição dos pecados.

A cura não depende apenas da vontade de Deus, é preciso que a pessoa que pretende ser curada aceite se dispor para o Senhor e se conectar ao Seu poder. Por isso Jesus sempre dizia aos curados que “a sua fé te salvou”. Qualquer pessoa que creia em Deus pode ser um instrumento do Espírito Santo para a cura de alguém.

Como Mestre que Cura, Jesus instruiu Seus amigos, dizendo: “Ide, e anunciai (…) o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem [e] os mortos ressuscitam”.

Uma maneira de saber que você é um curador é quando as pessoas se aproximam de você e começam a contar todos os seus problemas. Se você estiver sentado e alguém se aproximar e começar a contar tudo sobre si mesmo, é uma boa indicação de que você é um curador. Às vezes, você sente isso como uma atração ou desejo.

O princípio do processo de libertação e cura parte do desejo real de ser livre e curado. Quando não há o desejo real e verdadeiro de libertação, permanecemos num estado de prisão mental, somos “prisioneiros da mente” e nos tornamos incapazes de sair de nossa própria caverna de pensamentos, sentimentos e emoções.

A cura é quando Deus acelera o processo de cura que se poderia conseguir através de meios naturais como uma cirurgia, remédios, repousos, etc. O milagre é quando se trata de uma cura que nenhuma ciência médica poderia realizar e que Deus realiza.

Depois de conhecer o evangelho, descobri que todos nós temos feridas espirituais. Elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança — neste caso, os mandamentos de Deus. São feridas que nem remédio nem cirurgia alguma pode curar.

É Jesus que, verdadeiramente, nos salva e nos liberta
Existe uma única verdade: a que vem de Deus, que ilumina e liberta, a verdade que nos arranca da escuridão do mal e nos coloca na presença do verdadeiro bem, que é Deus.

Cura não se refere somente a libertação de doenças, mas a promoção da vida, do bem-estar da pessoa, na sua integridade de corpo e espírito. Diante do drama do sofrimento, não basta o conforto espiritual de uma vida futura no céu sem dor.

Nossos problemas de ordem física, emocional e mental são fruto de cinco feridas que trazemos da infância: rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça.