O que é a crise dos três meses?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O que é a crise dos 3 meses no bebê? Essa 'crise' é um marco no desenvolvimento cognitivo e motor infantil. É quando os bebês começam a enxergar melhor as imagens, reconhecem os sons com mais clareza, movimentam o pescoço em direção aos estímulos externos e levantam a cabeça quando ficam de barriga para baixo.

Enquanto esse período simbiótico não passa, o melhor a se fazer é conhecer os sintomas e os momentos da criança, e tentar dominar a ansiedade, tanto do pequeno quanto dos pais e responsáveis. Se o bebê sentir que está em um ambiente angustiante, vai ser mais difícil enfrentar a crise. E nada de medicamentos!

O bebê com 3 meses já reconhece melhor a voz e a imagem dos pais, responsáveis e familiares, movimentando o pescoço em direção às pessoas, vozes, objetos e sons. Além disso, quando colocados de bruços, os bebês normalmente conseguem levantar a cabeça, parte do tronco e os ombros.

Crise dos 8 meses
Essa crise é a que dura mais tempo, cerca de 3 a 4 semanas e acontece porque o bebê passa a ser separado da mãe mais vezes e, na cabeça dele, entende que ela não vai voltar, levando a sensação de abandono.

No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica.

Já um bebê de 3 meses dorme de 14 a 16 horas por dia. Todo esse tempo de sono pode ser quebrado em períodos de 7 a 8 horas à noite e outras 7 a 9 horas durante o dia. Recém-nascidos dormem muito! Mas não espere que o bebê passe todo esse tempo dormindo ininterruptamente.

A região mais molinha na cabeça do bebê existe para permitir a movimentação dos ossos e facilitar o nascimento. O parto não é um momento fácil nem para a mãe e nem para o bebê. Mas a estrutura do corpo humano é tão perfeita que está adaptada a todas essas situações.

Seu bebê se tornou um grande observador, com isso aumentou suas expressões faciais e a cada dia a “conversa” também aumenta. Adora brincar com a voz e verbaliza mais sons, lembre-se de responder com entusiasmo! Com o corpo cada vez mais firme, consegue erguer ombros, tronco e cabeça quando colocado de bruços.

Recém-nascido até 3 meses: essa é a fase que os bebês mais dormem por dia, entre 16 e 20 horas diárias. Os ciclos de sono dos recém-nascidos costumam durar de 1 a 4 horas e intercalados por 1 a 2 horas acordados. Normalmente eles acordam para mamar e logo voltam a dormir.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.

Fase 4: Angústia de separação, entre o mês 7 e 8
Talvez provavelmente esta seja a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção. A angústia de separação é quando o pequeno se dá conta que os pais não são uma extensão de si e que começa a se perceber como indivíduo.

Tamanho e peso
Seu bebê está crescendo rapidamente: em média, aos três meses, os menininhos pesam 5.8 kg e a média de comprimento está em torno de 60 cm; as menininhas, 5.3 kg e 59 cm, respectivamente.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

Os bebés podem sofrer de stress mesmo antes de nascer. O ritmo de vida acelerado, o stress no trabalho, o trânsito, os atritos em casa ou até mesmo as mudanças no modelo social e familiar podem afetar o sistema nervoso quer da grávida, quer do bebé.

Como acalmar o bebê – Acompanhe nesses 8 passos!

  1. Mantenha a calma. Um choro de bebê incessante pode deixar os pais realmente exaustos e sem paciência. ...
  2. Balance o bebê ...
  3. Enrole o bebê ...
  4. Coloque o bebê de lado. ...
  5. Faça um som leve. ...
  6. Estimule a sucção para acalmar o bebê ...
  7. Dê um banho quente no pequeno. ...
  8. Mude o ambiente.

Por que os bebês choram dormindo? Nos primeiros anos do bebê, é comum que ele acorde com frequência durante a noite. Os bebês têm um ciclo de sono diferente dos adultos. Muitas vezes, os bebês têm dificuldade para adormecer mesmo que se sintam exaustos, e isso faz com que eles chorem enquanto dormem.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

A cólica típica se manifesta como um ataque de choro forte, agudo, estridente e crescente. O bebê se estica, fica vermelho, vira a cabeça para os lados e se encolhe. Com frequência, elimina gases durante o choro, o que traz certo alívio.