O que é a crise dos 6 meses?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Os sinais de crise são choro excessivo, alterações no sono e no humor, a criança não tem muito apetite e pode ficar mais carente e irritada.

O bebê de seis meses já sorri, dá risadas e balbucia. Também já reconhece as pessoas e objetos a sua volta. Ele começará a se sentir mais confortável com parentes próximos, como os avós, e com seus brinquedos favoritos.

Como lidar? Apenas respeitando o tempo do bebê. Não há métodos para lidar com isso, mas entender que tudo passa e que as crises fazem parte do processo de crescimento. Na fase dos 6 meses, é importante incluir novas pessoas no círculo familiar, além do pai e da mãe.

De repente, parece que o bebê vira uma chavinha: dorme menos, se torna mais agitado, o choro fica agudo, o colo já não acalma, não quer mamar como antes e o berço ficou sem graça. Essa é a famosa crise dos 3 meses — a primeira da vida dos pequenos!

Ou seja, quanto mais tempo acordada, mais cortisol em seu organismo, mais choro de irritação (que libera ainda mais cortisol) e mais dificuldade em adormecer. Isto explica o porquê do bebê “lutar contra o sono” e despertar inúmeras vezes na madrugada chorando fortemente.

Como vou saber se ele está com dor? Os bebês se comunicam por meio do comportamento e da expressão facial. Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor.

Para identificar se os primeiros dentes de leite estão nascendo, preste atenção em alguns outros sinais que a criança apresenta. A frequência do choro aumenta e é fácil perceber a irritabilidade contida nele. Esse choro acontece também durante à noite, acompanhado da dificuldade da criança em adormecer.

Uma leve massagem pode acalmar o bebê a qualquer momento do dia, principalmente pouco antes da hora do sono. A dica é fazer a massagem após o banho. Pode ser aplicado um óleo de amêndoas para auxiliar, amassando suavemente todas as dobrinhas do bebê, e massageando todo o corpinho.

Essa crise dura, em média, 15 dias e tem alguns sinais marcantes como: Mudança nas mamadas: é comum a mãe sentir que o bebê não quer mais mamar e que seu seio já não é tão cheio como antes.

Quanto tempo dura um salto de desenvolvimento? Geralmente, entre uma a seis semanas. Novamente, tudo depende de cada criança.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Oferecer de mamar antes de dormir. ...
  2. Massageie o bebê ...
  3. Presar por conforto no quarto do bebê ...
  4. Verificar o conforto no berço do bebê ...
  5. Cuide da higiene da criança. ...
  6. Estimule o bebê durante o dia. ...
  7. Criar uma rotina de sono.

Quando o bebê atinge o primeiro mês de vida acontece o primeiro salto de desenvolvimento. Nesse momento, ele passa a fixar o olhar por mais tempo em algum ponto, pode dar o primeiro sorriso, responde ao toque, poderá mamar mais vezes e ficar acordado por mais tempo.

Entre os seis e os nove meses de idade, à medida que desenvolvem um maior sentido de independência e de si próprios, os bebés poderão despertar mais frequentemente durante a noite. Muitas vezes começam a falar durante a noite só para ouvirem os sons que conseguem fazer.

Fase 4: Angústia de separação, entre o mês 7 e 8
Talvez provavelmente esta seja a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção. A angústia de separação é quando o pequeno se dá conta que os pais não são uma extensão de si e que começa a se perceber como indivíduo.