O que é a crise dos 40 anos?

Perguntado por: ecunha7 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

A psicóloga Lúcia Magnus Marques, especialista em terapia de casal e família, explica que a crise dos 40 anos é um processo de passagem da adultez jovem para a maturidade e, do ponto de vista da psicologia, um dos momentos de instabilidade esperados ao longo da vida.

Diminuição da massa magra, aumento da taxa de gordura e distúrbios hormonais são alterações comuns nessa fase da vida. Conheça algumas delas. Com o passar dos anos a idade e as marcas deixadas pelo tempo podem assustar. Isso porque, há uma série de mudanças que acontecem em nosso corpo e metabolismo.

O período, que ganhou o nome de andropausa, é marcado pela diminuição nos níveis de testosterona, o principal hormônio masculino. Na maioria dos casos, o declínio na produção desse hormônio começa a ocorrer por volta dos 40 anos e causa efeitos em todo o corpo do homem.

O termo foi inventando em meados dos anos 80, quando a jornalista Regina Lemos lançou o livro "Quarenta: a idade da Loba". A ideia era descobrir como as mulheres que tinham vivido a revolução sexual estavam encarando as transformações físicas e emocionais da meia-idade. O É a Vovozinha!

A crise da meia idade masculina surge em torno dos 40 a 55 anos, variando de indivíduo para indivíduo, e se caracteriza como uma fase dolorosa na qual o homem é levado a avaliar a sua vida como um todo: profissional, afetiva, social e existencial.

Como começar uma nova carreira aos 40 anos?

  1. Estude algo novo ou revisite o que já aprendeu.
  2. Coloque o networking em dia.
  3. Analise suas habilidades e interesses.
  4. Considere alternativas como empreender ou prestar consultoria.
  5. Reflita sobre o que traz felicidade.

9 conselhos para superar a crise dos 40 feminina
Não espere que a crise se desencadeie por completo. Tente ir mudando as coisas das que não gosta pouco a pouco. Tente fazer alguma coisa diferente em algum momento, saia da rotina porque fazer o mesmo todos os dias não é bom. Realize atividades ao ar livre.

Confira, então, algumas doenças comuns em mulheres acima dos 40 anos!

  1. Doenças cardíacas. Para ambos os sexos, o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas aumenta muito após os 40, sendo a principal causa de morte nessa faixa etária. ...
  2. Diabetes. ...
  3. Osteoporose. ...
  4. Câncer de mama.

É normal passar dos 40 anos e não ver os mesmos resultados que surgiam antigamente. Isso se dá pelas mudanças que o tempo faz no seu corpo e no seu metabolismo. Porém, apesar do resultado mais lento, ele pode ser conquistado sim, utilizando as estratégias corretas.

Na teoria de Freud, aos 40 anos, o homem ingressava em uma encruzilhada onde vitalidade sexual, atitudes de autoafirmação e medo do envelhecimento se confrontavam. Era a idade do lobo.

Ele nunca foi casado: um homem na faixa dos 40 que nunca se casou pode ainda estar a procura da garota certa, e, provavelmente, é um solteirão. A idade é um fator importante, mas se um cara nunca se casou ou se dedicou a um longo relacionamento, não espere uma proposta para algo mais sério tão cedo.

Para se ter uma ideia, em média, a partir dos 12 anos, os órgãos sexuais masculinos já são capazes de produzir espermatozoides.

A crise da meia idade é algo que pode afetar homens entre 40 a 60 anos de idade. Isso tem se tornado cada vez mais frequente e pode trazer uma série de problemas para a vida da pessoa, comprometendo até mesmo sua saúde.

Dos 51 aos 60 anos o homem é como o lobo: persegue a Chapeuzinho Vermelho mas só come a vovozinha. Dos 61 aos 70 anos o homem é como a cigarra: canta, canta, não come nada e só enche o saco. Dos 71 aos 80 anos o homem é como o condor: vive com dor aqui, com dor ali!

O que é Top Loba? Top Loba nasceu como um Concurso de beleza e autoestima para mulheres acima de 40 anos em fevereiro de 2016, idealizado por Angélica Mancio (conhecida como Angel), que na época estava com 39 anos, desempregada, viúva e em início de depressão.

O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.