O que é a crise dos 3 meses?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

O que é a crise dos 3 meses no bebê? Essa 'crise' é um marco no desenvolvimento cognitivo e motor infantil. É quando os bebês começam a enxergar melhor as imagens, reconhecem os sons com mais clareza, movimentam o pescoço em direção aos estímulos externos e levantam a cabeça quando ficam de barriga para baixo.

Enquanto esse período simbiótico não passa, o melhor a se fazer é conhecer os sintomas e os momentos da criança, e tentar dominar a ansiedade, tanto do pequeno quanto dos pais e responsáveis. Se o bebê sentir que está em um ambiente angustiante, vai ser mais difícil enfrentar a crise. E nada de medicamentos!

O bebê com 3 meses já reconhece melhor a voz e a imagem dos pais, responsáveis e familiares, movimentando o pescoço em direção às pessoas, vozes, objetos e sons. Além disso, quando colocados de bruços, os bebês normalmente conseguem levantar a cabeça, parte do tronco e os ombros.

Em torno da data de completar o terceiro mês o bebê passa por um Salto de Desenvolvimento e também passa por um Pico de Crescimento. Esses eventos podem ou não se sobrepor, mas de qualquer forma acontecem próximos, o que faz com que a chegada dos três meses seja denominada por muitos como “Crise dos três meses”.

5 Como lidar com as mudanças dos saltos do bebê?
...
Algumas dicas importantes para passar por esses momentos são as seguintes:

  1. Dê ainda mais apoio ao bebê. ...
  2. Não hesite em dar colo e carinho. ...
  3. Pratique a alteridade e a empatia. ...
  4. Evite comparações e lembre-se que cada bebê é um bebê. ...
  5. Seja paciente, pois os saltos passam.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

A cabeça do bebê é formada por seis ossos e um tecido flexível e elástico chamado sutura. Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

Tamanho e peso
Seu bebê está crescendo rapidamente: em média, aos três meses, os menininhos pesam 5.8 kg e a média de comprimento está em torno de 60 cm; as menininhas, 5.3 kg e 59 cm, respectivamente.

Segundo a especialista, geralmente, o choro não indica nenhum problema de saúde: “Isso ocorre porque o bebê não consegue relaxar adequadamente e interpreta o sono como desconforto e, por isso, chora na hora de dormir. Também pode ocorrer das sonecas do dia não estarem adequadas”, explica.

O pico do 3º mês começou no final do 2º mês e agora o do 8º mês, com 9 meses. Esse, posso garantir, foi e está sendo o pior salto de desenvolvimento de todos.

Entre 3 e 4 meses: nessa fase, os bebês dormem cerca de 15 horas, sendo a maioria durante a noite (10 horas, podendo acordar por fome, por exemplo) e o restante dividido em sonecas ao longo do dia; Entre 5 e 6 meses: os bebês nessa idade dormem cerca de 14 horas diárias e já emendam um sono noturno de 7 horas seguidas.

Apesar de sua pouca duração, cerca de 15 dias, a crise dos três meses pode ser bastante intensa. Porém os pais precisam ser bastante pacientes, já que esse processo é importante para o crescimento do bebê.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

Sentar, rolar, engatinhar e até tentar os primeiros passos. As descobertas vão encher os olhos dos pais. Porém, também podem ser umas das fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda atenção. Só para ilustrar, no meio disso, o sono pode ser prejudicado.

Se o bebê não está dormindo e começa a ficar muito agitado, pode ser um indício da regressão do sono, falta de rotina, hábitos durante a noite e estímulos visuais em excesso.

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

Os nossos estudos de bebés com um a seis meses, amamentados exclusivamente, mostram que tipicamente mamam entre 4 a 13 vezes por dia, entre 12 minutos e cerca de 1 hora em cada sessão de alimentação.

O que é a crise dos 4 meses? A crise dos 4 meses se caracteriza por uma mudança brusca de comportamento com atitudes como rolar no berço, ficar irritado, chorar com mais frequência, ter maior sensibilidade a temperatura e a luz.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.