O que é a crise dos 18 anos?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

A crise dos 18 é basicamente o dilema que mais trato nas minhas sessões de terapia semanais. Bom, eu me chamo Juliana e tenho 18 anos, faço jornalismo e não tenho a menor ideia de como escrever qualquer coisa, e é aí que a minha crise se inicia.

Mudanças no corpo, nos pensamentos, a necessidade de se encaixar em grupos, a pressão com a chegada iminente da vida adulta e muitos outros fatores fazem com que esse seja um período desafiador. Além de tudo isso, os adolescentes precisam lidar com um ponto importante: a imaturidade de suas emoções.

O que significa atingir a maioridade civil
Ao atingir a maioridade civil o cidadão pode agir por conta própria, sem a necessidade da autorização dos seus pais ou de seus responsáveis. Por exemplo: pode tirar a carteira de habilitação, fazer compra e venda de imóveis, abrir uma empresa ou casar.

19 anos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.

Causas da ansiedade na adolescência
Há muitos fatores que podem causar ansiedade nessa faixa etária. As preocupações características da adolescência, como a aparência, decepção amorosa, popularidade, futuro profissional, autoestima, namoro e identidade, podem ser a causa da ansiedade constante.

60 anos

O termo crise de meia-idade foi criado pelo médico canadense Elliott Jaques, para se referir a pessoas que se sentem perdidas ao ver que a suposta “fase da juventude chegou ao fim”, o que, normalmente, ocorre por volta dos 40 ou 60 anos.

Tristeza, medo, culpa, preocupação e alterações de humor são alguns dos principais sintomas emocionais que podem ser apresentados na criança e no adolescente. Como sintomas comportamentais, temos as crises de choro, falta de concentração, isolamento e desânimo em realizar as atividades que antes eram corriqueiras.

O termo “crises de idade” foi introduzido por L.S. Vygotsky que também tabelou as principais manifestações de crise que enfrentamos ao longo da vida: 1 ano, 3 anos, 7 anos, 13 aos 15 anos, 17 anos, 25-30 anos, 40 anos, 55-70 anos. Do ponto de vista do autor, é a transição de um estágio de idade para outro.

Adolescência agora vai até os 24 anos de idade, e não só até os 19, defendem cientistas. Aquela fase odiada pela maioria das pessoas, a adolescência, ganhou uma sobrevida de cinco anos.

Por que a adolescência costuma ser uma fase desafiadora? Isso acontece porque a adolescência é aquele momento em que os sujeitos começam a construir sua própria opinião e sua forma de expressão, ou seja, sua identidade, questionando verdades que lhes foram impostas.

Os adolescentes com condições de saúde mental são, por sua vez, particularmente vulneráveis à exclusão social, discriminação, estigma (afetando a prontidão para procurar ajuda), dificuldades no aprendizado, comportamentos de risco, problemas de saúde física e violações dos direitos humanos.

Como durante essa fase da vida o organismo passa por transformações profundas, o jovem pode apresentar mudanças de humor e comportamento, sem que isso seja motivo para preocupação. Momentos de irritação, raiva e sentimentos de incompreensão, tristeza e desânimo, por exemplo, são bastante comuns nessa fase.

O novo Código Civil (Lei nº 10.406/02), em seu art. 5º, diminuiu a idade para aquisição da maioridade civil, de 21 para 18 anos.

Até 2003 para a civil a maioridade iniciaria aos 21 anos, e para a penal aos 18, mas com o advento do Código Civil em 2002, não há mais a necessidade desta distinção de idade. Para ambas, sendo a idade de 18 anos o marco regulatório para a maioridade utilizada para fins de responsabilização civil e penal.