O que é a crise de identidade?

Perguntado por: lcavalcante2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Esse tipo de crise acontece quando uma pessoa passa a questionar a sua identidade ou o seu lugar no mundo.

Este termo remete para a identidade individual e pessoal de cada indivíduo. A identidade é uma construção dinâmica da unidade da consciência de si, através das relações subjetivas, das comunicações, da linguagem e das experiências sociais.

Identidade é a qualidade de idêntico. É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.

Transtorno dissociativo de identidade geralmente ocorre em pessoas que experimentaram trauma ou estresse opressivo durante a infância. As crianças não nascem com um sentido de identidade unificada; ele se desenvolve de várias fontes e experiências.

Erikson destacou que a crise de identidade era mais pronunciada na adolescência e que, durante outros períodos da vida adulta, também poderia ter lugar uma redefinição da identidade individual: quando os indivíduos abandonavam os lares, casavam-se, eram pais pela primeira vez, divorciavam-se ou mudavam de trabalho.

Mas existem outros sintomas que podem te ajudar a identificar uma crise:

  1. Tensão muscular;
  2. Falta de ar;
  3. Irritabilidade excessiva;
  4. Ansiedade;
  5. Sensação de que a energia está sendo drenada;
  6. Inquietação;
  7. Sentir-se confuso e preocupado, com dificuldade para se concentrar.

7 sinais de uma crise existencial

  1. Ansiedade. A ansiedade é um sintoma normal nos seres humanos e pode surgir em diversas ocasiões. ...
  2. Cansaço mental. ...
  3. Necessidade de ficar sozinho. ...
  4. Desânimo e pessimismo. ...
  5. Sentimento de incapacidade. ...
  6. Alterações de apetite e de sono. ...
  7. Ausência de perspectiva de futuro.

O que fazer durante uma crise existencial?

  1. Busque recuperar o controle de seus pensamentos. ...
  2. Entenda, você não encontrará todas as respostas para suas perguntas. ...
  3. Sua família pode ajudar. ...
  4. Mantenha-se próximo de seus amigos. ...
  5. Torne atividade física parte de sua rotina.

A identificação, segundo Freud, é “a mais antiga manifestação de uma ligação afetiva a uma outra pessoa”. Nosso Eu tem origem sempre num laço identificatório inconsciente com o Outro, a partir do qual serei capaz de me identificar e constituir um Eu, através desse Outro que está em relação comigo.

Nesse sentido, compreendemos que identidade cristã é a apreensão de todo um conjunto de experiências presentes nos conteúdos da nossa tradição e prática em seguir a pessoa do Senhor Jesus Cristo em seu seguimento (João 13:15; 1 Coríntios 2:16; Romanos 15:5).

Descobrindo a sua identidade
Escrever um diário, conversar com amigos próximos e familiares e explorar novas atividades são ótimas maneiras de começar a explorar sua identidade e descobrir seu verdadeiro eu.

Para se construir uma identidade, precisa-se de valores claros que possam ser questionados - exploração - e, então, aceitos ou não - comprometimento. Kalina e Laufer (1974) já sinalizam que as sociedades ocidentais estão promovendo valores e exigências confusos e não-explícitos.

Até o segundo ano de vida, as crianças já manifestam sinais que permitem identificá-las quanto ao gênero. Em alguns casos, existe uma incongruência entre o sexo biológico e a identidade, causando sofrimento. Essa condição é chamada de disforia de gênero.

O transtorno dissociativo, ou transtorno de identidade dissociativo, é um transtorno psicológico no qual a pessoa apresenta alterações na consciência, memória, identidade, emoção, percepção do ambiente, controle dos movimentos e comportamento, o que pode acontecer após eventos traumáticos ou de grande estresse.

Alguns raros pacientes com transtorno bipolar são chamados de “cicladores rápidos”. Infelizmente observamos muitas pessoas sendo vistas por familiares, amigos e até profissionais da saúde como “fulano é bipolar” somente baseado na impressão de que “oscilou de um polo a outro”.

A identidade é uma construção que proporciona uma sensação de permanência e singularidade que se refere ao que se é, sendo a todo momento aquele ser “idêntico a si mesmo” e que confere à pessoa a certeza de ser única e irrepetível. É o ponto de referência que a diferencia dos outros.

O documento de identidade é um direito à cidadania. Possibilitar a correta individualização da pessoa e permitir que ela seja reconhecida no mundo jurídico é de fundamental importância.

Sim, é muito normal e muito bom ter a percepção do próprio corpo. Agora, importante é o quanto isso te incomoda ou te assusta? Se tens desejo de autoconhecimento procure por um profissional da psicanálise/psicologia, para te ajudar nessas e outras questões.

O que evitar falar diante de uma pessoa com crise de ansiedade?

  1. “Mantenha a calma”
  2. “Você está exagerando”
  3. “Eu te entendo!”
  4. “Você tem que superar”
  5. “Eu também sou ansioso

Trata-se de um tipo de desgaste psicológico capaz de afetar qualquer pessoa que não consiga lidar de maneira saudável com o estresse e as tensões do dia a dia.

Algumas pessoas consideram-se ansiosas por sentirem medo de algo que existe na realidade, logo, a mente e o corpo delas "se alteram" simultaneamente, fazendo com que não tenham o controle de seus pensamentos, e muitas das vezes acabam o impulsionando ao ato de fuga da situação.